A capital da República Checa é uma das cidades mais impressionantes da Europa, daqueles lugares que nos apaixonam logo à primeira vista e que apetece explorar todos os cantos. Com uma oferta cultural extensa e cheia de ruas charmosas Praga está repleta de coisas para ver e fazer que certamente agradarão a todo o tipo de pessoas, a todo o tipo de viajantes. Gostámos muito de Praga, mas é que gostámos mesmo, e de acordo com a nossa vivência na cidade queremos deixar-vos aqui no blog o que não podem perder nesta maravilhosa cidade.

Descobrir a Cidade Velha

 

Nada melhor para começar a descobrir a cidade como perder-se nas labirínticas ruas da Cidade Velha ou na língua checa Staré Město. Foi precisamente aqui que nos apaixonámos logo pela cidade, dentro das suas seculares muralhas escondem-se uma infinidade de ruas (muitas delas pedestres) repletas dos mais belos edifícios medievais e barrocos com as suas espetaculares fachadas, lojas e restaurantes elegantes que nos fazem querer perder horas por ali e sentir a cidade a vibrar dentro de nós.

Deixar-se envolver pela ritmo da Praça da Cidade Velha

 

Se a Cidade Velha nos envolve com as suas ruas é na Praça da Cidade Velha que sentimos toda a vibração e o ritmo desta cidade. Sempre repleta de turistas é nesta praça que desfilam alguns dos mais belos edifícios de Praga e algumas das suas igrejas mais famosas, deixe-se ficar pela praça e absorva um pouca mais de Praga na memória e também no coração.

 

Ver passar as horas no Relógio Astronómico

 

Esteja atento ao relógio pois em mais nenhuma cidade do Mundo se passam as horas de forma tão elegante como em Praga. O Relógio Astronómico é um dos ícones da cidade e é impossível não notar na sua excêntrica decoração e no seu complexo mecanismo que nos informa além das horas, da posição dos astros e signos (será que dará o numero do Euromilhões?) numa procissão dos 12 apóstolos e das suas figuras animadas a cada badalada, é simplesmente sensacional!

 

Subir numa torre e contemplar a cidade das alturas

 

Se tem medo das alturas esqueça por um momento essa fobia e encare a subida a uma das muitas torres de Praga. A vista lá do alto é sensacional, de cortar a respiração, ver o intrincado e complexo conjunto de ruas e telhados da Cidade Velha é uma daquelas coisas que não tem preço e já que está nas alturas pode conferir por si porque chamam a Praga a cidade das 1000 cúpulas!

Atravessar a Ponte de Carlos

 

É nas margens da muralha da Cidade Velha que vai encontrar o verdadeiro cartão postal de Praga. A Ponte de Carlos é daquelas pontes que não se esquece, a primeira que se atreveu a cortar o rio Vltava é hoje uma elegante passagem repleta de inúmeras estátuas barrocas de santos salteadas por várias barracas de vendedores ambulantes com excelentes recordações da cidade. Não sabemos se gostámos mais da ponte ou das suas 3 torres mas sabemos que fizemos um pouco de tudo para dar um passeio por ela sempre que podíamos.

Percorrer as margens do rio

 

Deixe-se ir sem rumo definido ao longo das margens do rio Vltava e descubra as amplas avenidas da Cidade Nova com os seus vistosos palacetes na cidade que cresceu fora das muralhas medievais. Para os apaixonados por compras aqui há um pouco de tudo mas se preferirem porque não embarcar num cruzeiro pelo rio e ver a cidade desfilar ao sabor da corrente?

 

Conhecer o Castelo de Praga

 

Dizem que o Castelo de Praga é o maior castelo de mundo, isso não podemos confirmar, mas neste enorme complexo faz-nos mergulhar noutras épocas e visitar o Palácio Real, as masmorras ou a imponente Catedral de S. Vito são uma verdadeira viagem no tempo. Reservem um boa parte do dia para conhecer o castelo e vão ver que não se vão arrepender.

 

Deixar-se arrebatar pela paisagem

 

Se depois de tanto palmilhar a cidade de Praga as pernas e o corpo já começarem a dar sinais de fraqueza aproveite a ocasião e sente-se ali nas redondezas do castelo, peça um café ou uma boa cerveja e veja a cidade a espalhar-se lá em baixo numa panorâmica inesquecível!

 

Envolva-se em Malá Strana

 

Malá Strana é decididamente o bairro mais elegante da cidade. Descer as suas ruas e ser envolvido pelas fachada barrocas dos seus palácios com vistosos brazões é o toque de charme deste bairro e não deixe de e entrar nas suas faustosas igrejas e quem sabe dar de caras com o Menino Jesus de Praga.

 

Perder-se no Bairro Judeu

 

Se tiverem um pouco mais de tempo uma visita ao Bairro Judeu e conhecer algumas das suas sinagogas e o sombrio mas fascinante cemitério é um passeio interessante.

Quando cair a noite

 

Quando cair a noite não se deixe ficar no hotel, saia para a rua e venha conhecer Praga debaixo da sua iluminação que lhe dá um toque ainda mais encantador. Entre num bar e prove uma das muitas cervejas locais e se sentir forças aproveite a noite e dê um pézinho de dança nalguns dos mais aclamados clubes da cidade até altas horas da madrugada.

Não serão precisas muitas mais palavras para dizer que Praga é fascinante, daqueles lugares que nos dá vontade de voltar mesmo ainda antes de partir. Se não conhecem Praga está na hora de fazer as malas e voar até lá e aos que já conhecem porque não voltar para visitar uma velha amiga e contar a vossa experiência?