Não é preciso procurar adjectivos que classifiquem La Alhambra para lá de magnifica e se leram os nossos post sobre as várias partes do complexo como a medina antiga de Alcazaba a exuberância dos Palácios Nazaríes ou os luxuriantes jardins do Generalife depressa vão perceber o quanto ficámos apaixonados por aquele lugar.

Uma visita a Granada não fica completa sem conhecer este espetacular complexo de cidade fortificada e não é à toa que este património da humanidade pela UNESCO é o monumento mais visitado de Espanha. Com tanta maravilha por descobrir organizar uma visita a La Alhambra pode tornar-se uma tarefa um pouco árdua pois acreditem que a demanda de turistas por lá é demasiado alta!

Mapa do complexo de La Alhambra

Quando começámos a organizar a nossa visita não foi propriamente fácil incluir La Alhambra nos dias que dispúnhamos pois o número de ingressos por dia é limitado! É isso mesmo, a fragilidade do monumento determinou que só estejam disponíveis um numero limitado de ingressos por dia o que requer um planeamento apertado e acreditem que a disputa pelas entradas é alta e se não tratarem de comprar as entradas com muita antecedência o risco que não as encontrarem mais é elevadíssimo.

Quando e como comprar os ingressos?

Independente da época do ano as entradas para o monumento esgotam diariamente e em especial na época alta que vai de Junho a Outubro portanto se decidirem incluir a visita no vosso roteiro comprem online com a maior brevidade possível. O Verão na Andaluzia é de um calor implacável e visitar nestes meses pode ser uma tarefa árdua, falo-vos de experiência própria , a nossa primeira visita tinha sido em pleno inverno com um manto de neve que cobria a cidade e a segunda bem no pico do mês de Julho e posso garantir que passear por este gigantesco complexo com mais de 45ºC a torrar miolos não é para todos, portanto aconselhamos a visita fora dos meses de Junho a Setembro.

A maneira mais prática de adquirir os ingressos é definitivamente na página oficial de La Alhambra onde além do ingresso geral que custa 14€, existe uma série de outros ingressos como a visita nocturna (que dizem ser maravilhosa) e  aí fazerem a vossa escolha. A página é de navegação fácil, basta irem seguindo as orientações, escolher o dia e a determinada altura a hora para visitar os Palácios Nazaríes, que é a única parte da visita que está programada, realizarem o pagamento e no dia da visita seguir directamente para as bilheteiras. Apesar da visita aos palácios ser com hora marcada podem entrar no recinto a qualquer altura do dia e desfrutar da visita ao vosso ritmo e da maneira que melhor entenderem.

Afim de evitar aglomerados na bilheteira existe uma forma bem simples de levantar os ingressos no dia da visita que é praticamente desconhecida dos visitantes. Assim que chegarem à entrada do complexo há 2 formas de levantar os ingressos, a primeira é dirigirem-se à bilheteira com o comprovativo de compra e trocar por bilhete fisico (é necessário bilhete fisico para validar a entrada) ou, mesmo ao lado das bilheteiras vão encontrar uma série de máquinas parecidas com aquelas do metro, ali seguir as indicações do ecrã e introduzir o cartão de crédito com o qual fizeram a compra e os bilhetes são impressos na hora sem filas.

 

Como chegar a La Alhambra?

Situada no topo da colina al-Sabika é impossível não se avistar La Alhambra de quase todas as partes da cidade de Granada mas a geografia acidentada da cidade e as suas ruas labirínticas tornam o seu acesso um pouco mais difícil. Pode-se chegar de carro até relativamente perto do complexo mas este tem de ser estacionado num parque (pago) na imediações com lugares limitados e conduzir em Granada não é para fracos pois até o GPS se engana por lá.

Do centro da cidade partem alguma linhas de Bus e para chegarem até la a cima basta apanhar a linha C3 ou a C4. outra alternativa e foi a que tomámos é apanhar um pequeno comboio turístico que parte das principais atracções da cidade e vos deixa bem na entrada do mesmo, apesar de ser mais caro garante uma voltinha pela cidade e até um passeio por parte do bairro de Albaicín.

Para os mais atletas podem podem optar pela alternativa de irem a pé com dois caminhos que partem do centro da cidade e que rendem vistas e passeios magníficos tanto pelos bairros de Granada quanto pela natureza das suas colinas, mas atenção, a subida pode ser bem cansativa e decididamente não é para todas as pernas.

La Alhambra é um lugar apaixonante e daqueles sítios que dificilmente se encontrará algo semelhante no Mundo por isso uma visita a este complexo é sem sombra de dúvida indispensável que deve ser incluída num roteiro pelo sul de Espanha. Esta foi a nossa experiência dentro das muralhas mais exóticas de toda a Europa e que queremos repetir e vocês o que estão à espera para ir conhecer La Alhambra?!