Não é novidade nenhuma que Portugal rendeu-se aos famosos mercados com mini restaurantes espalhados por edifícios de grandes dimensões onde se pode provar um pouco de tudo. Madrid provavelmente foi a mentora desta grande ideia e quem a visita não pode deixar de passar pelo famoso Mercado de San Miguel, por sua vez Lisboa abriu-se ao Mundo o com super lotado Mercado da Ribeira e muitos foram aparecendo desde então.

Não deixando fugir esta onda gastronómica a cidade de Almada apanhou-lhe o jeito e presenteou as suas gentes com uma magnifica surpresa e assim surge o Mercado da Romeira. Ao contrario dos seus antecessores aqui nunca existiu nenhum mercado, na realidade era uma fabrica de cortiça que há mais de 60 anos via-se em ruínas ali paredes meias com o Arsenal do Alfeite.

Renovações feitas e ainda mantendo alguns dos vestígios do seu passado menos glamouroso, o Mercado da Romeira assume uma decoração moderna fortemente marcada ao estilo industrial que lhe confere uma atmosfera agradável e acolhedora. O coração do mercado é composto por um refrescante tapete relvado cujas esplanadas em seu redor são um verdadeiro convite a uma bebida refrescante com os amigos.

Já no seu interior somos recebidos por enorme salão com tetos altos que sobre preservar as suas estruturas de madeira e hoje abrigam enormes mesas corridas alguns postos de comida. São no total 12 locais para poder fazer o gosto ao palato com escolhas que vão já desde o clássico hambúrguer ou a uma bancada de diversas tapas bem à moda de nuestros hermanos.

Apesar de termos achado que a escolha gastronómica é relativamente pobre e o acesso às bebidas não ser de todo o mais prático, optamos por provar um hambúrguer de seu nome Alfeite (em homenagem ao seu famoso vizinho) que fez jus ao espaço e à visita, mas gulosos que somos as vistas foram recair numa vitrina de doces, e posso garantir-vos que a queijada de maracujá estava divinal.

Foi com muita satisfação que recebemos a chegada do Mercado da Romeira à cidade de Almada e esperamos que traga muito sucesso e movimento a uma cidade que quase caiu novamente nas malhas da apatia.

Onde fica:

R. Manuel José Gomes 101, Almada

Horário:

Todos os dias das 12h às 24h, Sextas e Sábados até às 02h