Fazendo justiça às belezas de Portugal aqui no Carimbo no Passaporte temos tentado descobrir um pouco das nossas origens e sempre que possível partimos à descoberta de um novo lugar. Infelizmente não pudemos prosseguir com o plano original para as nossas férias de Verão e descobrir a incrível Marraquexe e decidimos então rumar até ao Algarve e passar alguns dias numa das suas praias mais aclamadas.

Não vos negamos que o Algarve está bem longe de ser um dos nossos destinos de eleição (matéria para novo post!) mas como Verão pede uns mergulhos no mar, com a ajuda do nosso camarada Booking escolhemos o elegante Hotel Vila Galé Lagos bem em cima da Meia Praia e a uma curta caminhada do centro da cidade de Lagos.

Bem na orla da praia o enorme Hotel Vila Galé Lagos é provavelmente um dos hotéis mais emblemáticos da cidade de Lagos, sob o conceito base do design e moda, com especial destaque aos criadores portugueses, fomos recebidos por um gigantesco edifício com uma decoração moderna e elegante que evoca as passarelas, apesar de nalguns aspectos o design do hotel ser um tanto ou quanto de gosto duvidoso!

O Hotel Vila Galé Lagos oferece todas as comodidades modernas que se pedem a um estabelecimento desta categoria, com estacionamento exterior gratuito ou interior mediante pagamento, excelente internet Wi-fi em todo o complexo, área ajardinada com um pequeno campo de golfe, bares e restaurantes e uma maravilhosa piscina é um lugar fantástico para passar alguns dias de descanso.

O staff apesar de maioritariamente jovem recebeu-nos de forma profissional e cuidada para com os hospedes, tivemos um pequeno problema coma fechadura do nosso quarto e prontamente foi resolvido, chegando a ir ter connosco à piscina para informar que o problema estava solucionado.

Mantendo a mesma linha de decoração, os quartos do hotel são amplos e elegantes, todos com varandas com vista ou para a piscina e praia ou para o campo que circunda o complexo, as camas são bastante confortáveis para descansar depois de uns longos dias de praia com sinal de internet perfeito e uma ampla gama de canais de televisão, os quartos foram uma agradável surpresa.

O wc também de tamanho bem generoso apresentava uma decoração bem actual fazendo um excelente uso dos tons cinza e pretos. Disponha de amenidades como gel duche e shampoo de qualidade só ficámos a achar que um duche italiano lhe daria um toque especial.

Todos os hospedes do Vila Galé Lagos têm ao seu dispor acesso ao spa Satsanga com uma piscina interior aquecida em tons de negro, sauna e banho turco para fazer as delicias do corpo e da mente.

A gastronomia fica a cargo dos 3 restaurantes existentes no hotel mas ficamos alojados em regime de pequeno-almoço que se mostrou de qualidade e bastante variado para começar o dia da melhor maneira. Dado ser época alta no Algarve o hotel estava lotadissimo e o restaurante Versátil onde é servido o pequeno almoço mostrou-se relativamente pequeno para a quantidade de gente hospedada.

Uma das coisas que sentimos realmente falta no Vila Galé Lagos foi do serviço Tudo Incluído. Sabemos de ante-mão que esse tipo de serviço é coisa rara em Portugal (não conseguimos saber porquê!) mas num hotel que tem pretensões de resort com um numero infindável de famílias em férias a ausência do sistema TI é bastante notória fazendo com que se acabe por procurar os mesmo serviços nas redondezas do hotel onde os preços não são tão inflacionados como no mesmo.

Mas é fora de portas que o Vila Galé Lagos nos surpreende e nos fez bater o olho nele na altura da reserva. Rodeado de um grande jardim de relva muito bem cuidada com esplanadas para apreciar uma bela bebida com vista para a majestosa piscina que caracteriza o hotel.

A piscina do Vila Galé Lagos é definitivamente o seu trunfo, de tamanho e formato únicos a piscina acabou por ser o lugar onde passámos mais tempo (e olhem que adoramos praia!) Ao seu redor existem espreguiçadeiras para todos e não faltaram lugares mesmo com o hotel lotado.

 

A animação fica a cargo dos funcionários com jogos na piscina, aulas de hidroginástica ou outras actividades mais direccionadas para as crianças que sinceramente pouco nos agradaram ou entretiveram. Para aqueles que procuram paz e sossego o Vila Galé Lagos não é decididamente o lugar ideal pois é um hotel muito procurado por famílias e respectivas crianças o que se traduz em maior confusão, barulho e muita correria por todos os lados.

A escassos metros do hotel estende-se a gigantesca Meia Praia com o seu infindável areal dourado e uma vista fantástica para a cidade de Lagos banhada por um mar azul e cristalino. Incrivelmente a praia estava praticamente vazia o que rendeu um merecido descanso e umas longas caminhas e mergulhos.

Apesar do acesso à praia ser extremamente fácil o hotel não dispõe de qualquer apoio ou valência na praia portanto para os que querem usufruir daquela magnifica praia é melhor levarem toalhas e chapéu de sol de casa.

A nossa estadia no Vila Galé Lagos foi bastante positiva e gostámos bastante dos poucos dias que por lá passamos contudo infelizmente também veio confirmar aumentar algumas dúvidas que tinha em relação ao tão aclamado turismo algarvio. Tenho a sorte de já ter palmilhado meio mundo e ter visto praticamente um pouco de tudo a nível da hotelaria e a nossa estadia no Algarve veio confirmar as suspeitas do fraco serviço que por lá se presta.

Estamos conscientes que existem hotéis exemplares por terras algarvias mas o Vila Galé Lagos não é propriamente um hotel barato ou de baixa categoria mas presta um serviço que necessita de limar muitas arestas para que possa ser comparado com unidades hoteleiras semelhantes noutros lugares do mundo. Não conseguimos entender como um hotel desta categoria não dispõe de serviço Tudo Incluído, a ausência de serviços e apoios na praia, horário muito limitado dos seus bares (18h às 24h), decoração nalgumas zonas do hotel de gosto muito duvidoso fizeram com que o custo beneficio deste hotel não nos agradasse na sua plenitude tendo pago um hotel de 4 estrelas que se revelou um conjunto total de 3 estrelas na nossa experiência. Saímos do Algarve com a sensação de que este vive à sombra da sua fama não fazendo o menor esforço para acompanhar a tendências e a qualidade do turismo internacional querendo arrecadar lucros nos 3 meses de maior afluência da forma mais simples possível. Aconselhamos o Vila Galé Lagos sem sombra de dúvida, mas pessoalmente passar férias num hotel/resort no Algarve está efectivamente fora de questão para os próximos anos.

localização: Rua Sophia de Mello Breyner Andresen, Meia Praia 8600-295 Lagos Portugal