Pode parecer um contra-senso falar de coisas grátis em Roma naquela que é uma das capitais do turismo mundial, repleta de arte e cultura mas ao mesmo tempo onde um simples café pode arruinar um orçamento! Mas é verdade, a capital italiana pode ser um dos destinos mais em conta do que aquilo que podem imaginar e por isso achámos que deveríamos contar-vos o que fazer em Roma Grátis!
Conhecer vestígios da Roma Antiga
Todos sabemos que a imagem que melhor retrata Roma são as ruínas do seu majestoso Coliseu e que apesar dos ingressos serem altamente disputados não é preciso entrar no seu interior para viajar no tempo e conhecer os vestígios dos tempos antigos. Não é que não valha a pena visitar o Coliseu (porque é imperdível) mas os vestígios desta antiga civilização são tantos e monumentais que facilmente estaremos cara-a-cara com os seus símbolos sem ter que gastar dinheiro.
Monumentos como o Coliseu de Roma e o Fórum Romano são tão impressionantes que podem parcialmente ser visitados das ruas que a eles dão acesso, detalhes e segredos só mesmo cruzando os seus portões mas mesmo assim são uma excelente forma de perceber a imensidão que foi o império romano e o ideal para quem vai com os tostões contados ou não se interessa muito por estas coisas da história.
Outros marcos importantes da história da cidade como o Fórum Trajano ou o Arco de Constantino são visitáveis através das ruas de Roma e até no subsolo como nas estações de metro podemos encontrar maravilhas da antiguidade, basta passear pela cidade, perder-se nas suas ruelas e certamente irão encontrar monumentos do passado, mesmo que não procurem por eles.
Miradouros de Roma
Reza a lenda que Roma foi fundada sobre 7 colinas (tal como Lisboa) e apesar da cidade ser relativamente plana é no topo destas colinas que obtemos algumas das mais espetaculares vistas da cidade. Não é preciso gastar dinheiro para aceder aos miradouros fantásticos como os do Capitólio ou no bairro de Trastevere e perceber a imensidão e a riqueza de Roma e ficar rendido às suas belezas.
Passear pelas margens do rio Tibre
As águas calmas do rio Tibre cortam o coração da cidade desde à milénios e foi artéria principal no seu desenvolvimento. Nos dias de hoje a Roma moderna quase que virou as costas ao seu rio, mas passear pelas margens do rio Tibre é um percurso relaxante e refrescante (além de gratuito) que percorre lugares tão únicos como o Castelo de Sant’Angelo ou a Ponte dos Anjos desenhada por Bernini.
Descobrir os bairros típicos
Se Roma tem algo que a caracterize são os seus bairros com as suas praças e igrejas, uns mais turísticos e pomposos, outros que ainda guardam a sua identidade e onde os romanos passam parte do seu tempo com amigos e a degustar as maravilhas da culinária italiana. Façam como diz o ditado e em Roma sejam romanos e aproveitem um final de tarde em Trastevere ao sabor de um bom vinho italiano e terminar o dia com uma excelente pizza ou pasta bem ao gosto local.
Descubram as Piazzas romanas
Provavelmente nem seria preciso falar-vos que uma das coisas imperdíveis em Roma é conhecer as suas famosas Piazzas.
Cada bairro ostenta de forma única as suas praças que ao longo dos séculos vários artistas se dedicaram a embelezar, todo o mundo já ouviu falar de nomes como Piazza Navona ou Piazza de Spagna mas só quando nos vemos envolvidos pelas suas casas e monumentos nos percebemos como Roma é uma cidade única e de um charme incomparável.
Fascinar-se com as suas fontes
Conhecer as Fontes Monumentais é provavelmente a melhor coisa para fazer em Roma grátis. Assim como as suas famosas praças, cada bairro orgulha-se em apresentar de forma faustosa fontes únicas em que a água e escultura formam algumas mas mais belas obras da humanidade. Já os antigos romanos evocavam o poder das águas desta forma e ao longo dos séculos a cidade decidiu brindar os seus habitantes (e para nosso deleite, os turistas) com exuberantes fontes que até custa acreditar que serviam (e ainda servem) para consumo além da contemplação.
Conhecer as Igrejas de Roma
Cidade de Papas e fé(?!) Roma ostenta centenas de igrejas que guardam tesouros incríveis e de valor incalculável, felizmente a entrada nos templos é gratuita e é uma excelente forma de estar perante obras únicas como o Extase de Santa Teresa de Bernini ou conhecer o milenar Panteão de Roma. Mesmo que não sejam dados às questões da religião aproveitem a entrada grátis nas igrejas romanas e entrem em todas as que encontrarem no caminho e pasmem-se com as suas riquezas e tesouros.
Visitar outro país
No coração da cidade podemos fazer umas das coisas mais incríveis, visitar 2 países ao mesmo tempo de forma grátis! Sem passaportes, aviões e bagagens é a pé que entramos no país mais pequeno do Mundo, o Vaticano. Foi no século XX que os Papas se decidiram fixar de forma permanente e criaram o seu próprio país, o Vaticano partilha muralhas com Roma mas em nome da fé está aberto a todos os que o queiram visitar e de forma gratuita.
O país é bastante pequeno e grande parte vedada aos visitantes mas a sua grande jóia está aberta a todos e visitar a Basílica de São Pedro será certamente um dos momentos mais memoráveis de qualquer viajem a Roma, um lugar repleto de arte e história e sabem que mais, é grátis! Voltando aos ditados populares que dizem que é como ir a Roma e não ver o Papa pois bem é no Vaticano que o poderão ver, basta ir à missa de domingo e juntarem-se à multidão.
Sem sombra de dúvidas Roma é uma cidade única e fascinante, casa dos monumentos mais famosos do Europa que atrai milhões de turistas a cada ano, infelizmente todos sabemos que o lado negro do turismo é a inflação que gera nos preços e nisso Roma (assim como outras cidades italianas) é mestre no exagero e na desproporção, contudo também pode oferecer imensas coisas que nos permitem conhecer a cidade de forma económica, estas foram as nossas dicas de como conhecer Roma grátis e vocês, quais as vossas?