Uma das coisas mais curiosas que se pode fazer em Roma é atravessar uma rua e literalmente entrar noutro país! Leram bem caros viajantes, o Vaticano, considerado o menor país do Mundo está situado bem no coração da cidade e o seu diminuto tamanho guarda uma colecção infindável de obras de arte que o tornam numa visita imprescindível em terras italianas.

A Cidade Estado do Vaticano com os seus 44 ha é a sede da Igreja Católica só existe como Estado soberano desde 1929 após o Tratado de Latrão e apesar do seu diminuto tamanho conta com selo, hino, bandeira e tudo o mais que qualquer país tem direito, para os seus cerca de 1000 habitantes. Por lá também é a residência oficial do Papa (seu chefe de Estado) que concede audiências particulares aos comuns mortais e sendo sede da Igreja Católica é um dos lugares mais visitas do planeta que guarda por detrás dos seus muros obras de arte e documentos inestimáveis da história da humanidade.

Sendo ou não religioso, visitar o Vaticano é um dos programas mais espetaculares na cidade de Roma, não é necessário passaporte ou autorizações especiais para descobrir os tesouros da igreja. Contudo o minúsculo país só permite que visitemos a gigantesca Basílica de São Pedro e os não menos pequenos Museus do Vaticano e em muito raras excepções alguns dos seus jardins!

Uma das coisas mais fascinantes no país mais pequeno do Mundo são as suas particularidades que o tornam único e adensam ainda mais o carisma enigmático que tanto as religiões gostam de se envolver, contam-vos então algumas curiosidades do Vaticano:

  • É o único país que é totalmente declarado como Património da Humanidade pela Unesco
  • Não existe lingua oficial, alguns falam fluentemente latim mas na generalidade o italiano é mais utilizado, contudo não se admirem se nalgum ATM aparecer escrito em latim
  • A Segurança do Vaticano está a cargo da Guarda Suíça, os soldados com os seus coloridos uniformes devem ter entre 19 e 30 anos, mais de 1,74 m de altura e serem de origem Suíça.
  • A taxa de natalidade é de 0% (dizem eles…) e a cidadania é um exclusivo de poucos habitantes e de caracter temporário
  • Recebe cerca de 4 milhões de turistas ao ano e devido à sua diminuta população tem a taxa de criminalidade mais alta do Mundo, normalmente pequenos furtos a turistas!!
  • O Vaticano tem a maior colecção de arte do planeta, grande parte exposta nos seus museus onde podemos ver obras dos grandes mestres e de toda a história da humanidade.

Certamente motivos não faltaram para incluir o Vaticano numa visita a Roma e dedicar pelo menos um dia inteiro na descoberta desta pequena Cidade Estado e ficar surpreendido com as suas riquezas.