Começamos estava nova categoria aqui no blog, Theme Parks, com nada mais nada menos Xenses um dos parques mais incríveis e loucos que existem. Xenses é muito mais que um parque temático, muito mais que um museu interactivo de ciência é um conceito, é uma experiência que cada um vive à sua maneira mas que ninguém sai da mesma forma, isso garanto-vos!

Aberto em 2016 Xenses é o sexto e um dos mais novos parques da famosa empresa que gere Xcaret, ainda que mantendo uma vertente ecológica e pedagógica tão característica do grupo este parque vai muito além do conceito de parque temático. Xenses foi criado para mexer com os sentidos, para testar alguns dos nossos limites e da percepção que temos do mundo, dizem eles que quando saímos de lá somos verdadeiros mestres dos sentidos, bem isso não podemos confirmar mas desde já vos digo que nenhum parque até hoje mexeu tanto comigo!

Antes de me estender no texto digo já que nenhuma imagem ou descrição chega perto da sensação que é vivenciar a experiência na pele, há quem adore do mesmo meio que há quem não tenha gostado da experiência pois nem todos reagimos do mesmo modo quando são testados os nossos sentidos.

Muitos questionam se é um parque para crianças, e a resposta é sim, há muitas coisas para a criançada explorar e vivenciar mas muitas das experiências são demasiado intensas para os mais pequenos (até para os adultos) por isso convém conhecerem bem os limites das vossas crianças, a parte boa é que podem-se saltar experiências e se alguém achar que é demasiado intenso é só pular para a próxima.

Este primeiro post sobre Xenses é uma mera tentativa de introduzir este fantástico parque pois como já perceberam é bem fora dos conceito comum de parque temático, falarei em posts dedicados sobre as experiências que vão encontrar nos dois percursos que o constituem.

Bem vamos ao que interessa, logo à entrada percebemos que por aqui tudo foge da normalidade, o edifício principal já da parte de fora desafia as leis da física e do cérebro, esferas de mármore e cimento flutuam na água, o torto afinal está direito, um estranho alfabeto que se consegue ler e por aí vai… ainda nem entrámos e já percebemos que a coisa vai ser bem desafiante.

Assim que validamos a nossa entrada recebemos uma pulseira com uma chave de um armário e um sensor que activa umas câmaras fotográficas que são uma loucura (contamos depois sobre elas) e após estas formalidades somos recebidos num edifício que faz lembrar um cata-vento, o coração de todo o parque.

É aqui que a maioria dos serviços do parque se concentram, existe uma loja com lembranças e roupa adequada às actividades, apoio ao visitante e não bastasse o estranho formato há um caleidoscópio de luzes e sons que percorrem os raios que o compõem. Na realidade não existe uma forma correcta de começar a descobrir Xenses, mas adianto já que a determinada altura ficarão encharcados, portanto antes que comecem a ficar molhados o nosso concelho é começar a explorar cada raio deste cata-vento, cada um leve a uma experiência, exposição ou área diferente mas todos regressam ao mesmo lugar.

Talvez o melhor conselho mesmo é tentar descobrir onde ficam os balneários e trocarem para roupa adequada e provavelmente aqui começará a verdadeira aventura, chegar lá não é tarefa fácil, terão de enfrentar um túnel que vos impossibilita andar como pessoas normais e um jogo de espelhos e outras ilusões fazem da simples tarefa de ir ao wc uma verdadeira olimpíada (se estiverem aflitos vai ser complicado)!

Chegando lá a coisa não fica mais fácil, há imensas portas, de vários tamanhos desde verdadeiros portões a portas que mal uma criança caberá lá dentro, bem abram-nas e descubram o que escondem e riam-se bastante com o que vão encontrar. Levantamos um pouco o véu e vão encontrar desde sanitas com os designs mais loucos, outras que mudam de cor quando são usadas, bebedouros que vos fazem pensar duas vezes se beberão água dali ou não, etc etc. Para os mais convencionais no meio disto tudo há sim os balneários para homem, mulher e família.

Mesmo que a imaginação por estas bandas seja fértil na realidade tudo o que vão encontrar é funcional e pode ser usado, se bem que há coisas que não servem para aquilo que achamos que deveriam de servir… Rapidamente entrámos no clima do parque e fomos abrindo portas e nos divertindo com o que encontrámos, quem diria que uma ida ao Wc pode ser uma experiência capaz de arrancar gargalhadas?

Tragam roupa de banho e sapatos de água pois vão-se molhar bastante e caminhar imenso e no final uma muda de roupa para trocar antes de ir embora e de um duche relaxante. Trajados a rigor enfrentámos novamente aquele terrível túnel e fomos descobrir os segredos de Xenses, ainda sem entrar nos percursos a maioria da salas brincam com a visão e a perspectiva das coisas e vai dando o mote para as grandes sensações que depois nos esperam.

Não vos revelo muito mais do coração de Xenses para não estragar a surpresa e nos seguintes posts descobrirão um pouco mais da loucura que é este parque temático. Xenses apaixonou-nos logo à primeira vista, só esta pequena introdução e a vertiginosa viagem aos balneários abriram o apetite e o espirito para enfrentar e desafiar-nos a nós mesmos que fazem deste parque um dos meus favoritos em todo o mundo!

Onde fica Xenses?

Em pleno coração da Riviera Maya, Xenses fica a cerca de 10km de Playa del Carmen e a poucos metros do famoso parque Xacret. Tem estacionamento gratuito para quem vai de carro, ou existe venda de ingresso com transporte incluído. Nós optamos pelo Colectivo

Quanto tempo leva para conhecer Xenses?

O parque está aberto de segunda a sábado das 8h30 às 19h mas tem um conceito de admissão diferente. A realização de todos os percursos leva cerca de 5h a ser realizada, para evitar multidões as entradas estão dividas em 2 turnos, o da manhã com a abertura do parque e o da tarde após as 13h até ao encerramento. Nós optámos pelo turno da manhã e saímos de lá bem depois das 13h e poderíamos ter repetido os percursos as vezes que quisermos.

O que levar para Xenses?

Como muito provavelmente se vão molhar (se não quiserem vão perder o melhor do parque) levem roupa de banho e sapatos de água, os percursos são longos com muita água e aventura e andar descalço vai ser um massacre para os vossos pés. Na altura fizemos o primeiro percurso de t-shirt vestida que às tantas já estava encharcada, já no segundo optámos por ir só com roupa de banho mesmo mas sol estava implacável, por isso aconselhamos também aquelas camisetas de água para evitarem uma bela insolação!

Quanto custa?

O bilhete para adulto custa cerca de 65€, mas existe uma infindável combinação de ingressos conjuntos com os outros parques e com transporte que vale a pena considerar. Procurem os vossos ingressos nos nossos afiliados Get your guide ou Civitatis

Não deixem de acompanhar as próximas postagens e descobrir como Xenses deixou os nossos sentidos literalmente de pernas para o ar!