Se tal como nós gostam de conhecer um pouco mais dos destinos, certamente que no planeamento da vossa viagem à Riviera Maya irão deparar-se com os Colectivos, mas afinal o que são esses famosos Colectivos? Nós explicamos, são nada mais nada menos que um serviço de “bus” local.

 

No nosso artigo de introdução à Riviera Maya abordamos o facto da região ser extensa e com imensa coisa a visitar, para os que procuram liberdade de movimentos o aluger de carro é uma excelente opção, em contrapartida para os que não se querem preocupar com nada existem diversas excursões (muitas com preços inflaccionados) mas para quem quer poupar uns trocos e ainda sentir um pouco da forma de vida mexicana então os Colectivos serão os vossos melhores amigos!

Os Colectivos são um conjunto de Vans que prestam serviço de transporte tipo bus entre Cancun e Tulum. As carrinhas viajam ao longo da estrada 307, a famosa Carretera Federal onde praticamente todos os resorts e atracções da região estão localizados. Existem 3 pontos fixos de tomada e largada de passageiros, Cancún, Playa del Carmen e Tulum mas pode-se entrar ou sair destas vans em qualquer parte do percurso, só avisar.

Existem 2 rotas e é necessário saber para onde queremos ir para que não haja enganos. A primeira liga Cancun a Playa del Carmen e a segunda Playa del Carmen a Tulum, o que significa que quem quer visitar algo para lá da cidade de Playa del Carmen terá que a dada altura fazer um troca de colectivo na mesma, por exemplo: se estão alojados no Iberostar Playa Paraiso e querem visitar Akumal terão de colher um colectivo até Playa del Carmen, trocar no ponto para outro com destino a Tulum e sair na paragem Akumal, complicado?

A frequência com que os colectivos saiem dos seus pontos é de cerca de 5 minutos, alguns vão cheios mas como sabem que irão encontrar muita gente pelo caminho alguns sairão vazios. A maneira mais fácil de apanhar um colectivo é esperar por eles na berma da Carretera Federal, é fundamental que se localizem no sentido correcto do vosso destino (imprimam o mapa acima) se o colectivo tiver lugares vagos irá parar na vossa frente (senão continua viagem), é só entrar dizer ao motorista qual o vosso destino e o mesmo parará na porta ou no lugar mais perto de onde desejam sair. Na maioria das vezes bastava dizer à entrada qual o nosso destino, mas sabendo que o motorista poderia esquecer no meio de tanta solicitação quando víamos nas placas que faltava 1 km para a nossa saída relembrávamos novamente o mesmo com xcaret por favor!

Não existem paragens físicas como as que conhecemos cá mas todos os lugares turísticos fazem bom uso deste meio de transporte e muitos até têm um ponto de paragem para os mesmos e é extremamente fácil conseguir um lugar, muitas atracções têm alguns parados especificamente pois enchem com turistas e trabalhadores com muita facilidade por isso nunca ficámos mais de 5 minutos à espera de um. O preço é de cerca de 30 Pesos mexicanos por trajecto e por pessoa (o que dá cerca de 1,5 €) e demoram cerca de 1h a fazer o trajecto completo, funcionam das 6h até à meia noite e são maioritariamente utilizados pelos trabalhadores, havendo até hora de ponta. Uma das nossas maiores dúvidas era como encontrar os colectivos que fazem as conexões em Playa del Carmen mas chegando lá é fácil, são ao lado um do outro. Na nossa última viagem os próprios colectivos tinham escrito na frente qual a rota que realizam sendo bem fácil identificar.

Colectivos parados em frente às ruínas de Tulum

Quando descobrimos esta maravilha mexicana tornámo-nos imediatamente fãs, utilizamos os colectivos para todo o lugar a toda a hora do dia, jamais nos sentimos inseguros e foi uma forma bem divertida de viajar e entrar em contacto com a população local que volta e meia metia conversa connosco. Infelizmente os colectivos só fazem estas 2 rotas e para visitar lugares fora das mesma  (como Chichen Itza) aí terão de optar por outras alternativas. É uma experiência única e divertida de explorar esta região do México e que lhes pouparão muito tempo e dinheiro.