Quando começámos a organizar a nossa viagem ao México  uma das maiores dificuldades com que nos deparámos foi com o alojamento na Riviera Maya, não que seja mau, bem pelo contrário pois a oferta de alojamento é tanta, variada e de uma qualidade invejável que se torna uma tarefa árdua escolher o que mais nos agrada.

 

Existem hotéis e resorts de todas as mais famosas cadeias, todos luxuriantes, com praias de sonho e para todos o tipo de turistas e depois de muita pesquisa, blogs e reviews as nossas últimas 2 estadias recaíram no complexo hoteleiro Iberostar Playa Paraiso, um gigantesco resort do qual nos apaixonamos e recomendamos vivamente.

Complexo Iberostar Playa Paraíso

É importante esclarecer que a Praia Paraíso onde este resort está localizado não é a famosa praia de Tulum com o mesmo nome e que fica bem distante deste alojamento. Este complexo hoteleiro fica localizado entre Cancún e Playa del Carmen a cerca de 30 minutos do aeroporto, é constituído por 5 resorts os Iberostar Paraíso del Mar, Beach, Lindo, Maya e Grand Paraíso e é só por si um mundo onde podemos encontrar de tudo para umas férias perfeitas.

Vista aérea dos resorts que compõem o Iberostar Playa Paraiso

 

Nas nossas estadias tivemos a oportunidade de conhecer os 5 diferentes resorts mas ficámos alojados no Beach e no Lindo,  a Iberostar padroniza os hotéis de acordo com o preço e grau de (digamos) luxo, sendo o Del Mar o mais barato e o Grand Paraíso o mais luxuoso; fomos lendo que quem se hospedaria num de gama inferior não poderia usufruir dos superiores, contudo durante as nossas estadias nunca fomos abordados quando utilizámos os outros resorts!

Mapa do complexo hoteleiro que de tão grande convém ter sempre à mão

Iberostar Paraíso Beach

De todo o alojamento na Riviera Maya que pesquisámos o Iberostar Paraiso Beach foi desde logo o que mais se destacou pela sua beleza e qualidade/preço tendo sido a nossa estreia neste complexo (existe outro em Playa del Carmen que fica para outro post) tornando-se um lugar bem querido nos nossos corações. O hotel em estilo open space tem uma forte influencia colonial na sua decoração e infraestrutura e assim que nele entramos ficamos com a sensação que estamos numa grande hacienda colonial mexicana e já nos vai introduzindo á vasta cultura deste país.

 

Recepção berostar Paraiso Beach

A decoração cuidada, os animais exóticos e os jardins a perder de vista tornam-no num lugar excelente para recarregar baterias e os imensos pormenores espalhados pelos seus caminhos nem nos fazem aperceber que andamos verdadeiras maratonas para chegar a qualquer lado, salve-nos os comboio e os carrinhos de golfe para encurtar as caminhas em dias de calor abrasador.

 

A simpatia dos seus funcionários é idêntica em todo o complexo e fazem de tudo para agradar os hóspedes, há sempre um sorriso na cara e prontos a ajudar naquilo que precisamos, exemplo disso foi que as nossas bagagens não chegaram e durante 3 dias ficamos privados das nossas coisas então na recepção fomos brindados com t-shirts, chinelos, calções de banho e um kit de amenidades para curtirmos os primeiros dias, digam lá se não são estas coisas que tornam este hotel o nosso alojamento na Riviera Maya de eleição?

Diversidade de animais que se encontram ao longo do complexo

 

Ao longo de todo o resort existem diversos bares e salões de apoio que podemos usufruir do maravilhoso Tudo Incluído experimentar desde a cozinha local mexicana até aos mais maravilhosos cocktails que possam imaginar. Quem não resiste às iguarias são os diversos animais que por aquelas bandas habitam e irão fazer verdadeiros olhinhos de cachorro à espera de um petisco!

Na hora de ir dormir

Os quartos do Ibersotar Paraíso Beach encontram-se espalhados por diversos blocos de apartamentos de até dois pisos ao longo do resort, essa configuração é idêntica a todos os resorts do complexo bem como a estrutura das suítes, infelizmente perdemos as fotos dos quartos do Paraíso Lindo mas garantimos que são idênticos aos demais diferindo nalguns pormenores da decoração.

Ficámos alojados em suítes junior sendo brindados com 2 camas queen size bastante confortáveis com um sofá de apoio e mesa de café, com uma enorme TV na qual seguíamos religiosamente a novela mexicana que começámos a ver e um frigobar com bebidas e snacks incluídos chegaram para as nossas expectativas, tudo brindado com uma decoração sóbria bem ao estilo colonial. O wc tinha banheira (preferimos aquele duche italiano) com amenidades sempre repostas e todos os dias a camareira brindava com as famosas esculturas em toalha e um doce ou coockie, ainda havia uma varanda com mesas e cadeiras e um estendal que pouco utilizámos.

Iberostar Paraíso Lindo

Temos de ser sinceros que este resort faz jus ao seu nome porque realmente é lindo! À medida que os preços vão subindo é certo que o requinte e os pormenores são mais elaborados e assim que cruzamos a recepção do hotel é fácil de o perceber. Não sabemos se é propositado mas ficamos com a sensação que os hotéis vão contando parte da história do México através do seu design, ora se o Paraíso Beach era demarcadamente colonial o Lindo dá a sensação que faz a transição entre o colonialismo e a cultura Maya.

Rodeado por lagos e piscinas são mais notórios apontamentos como passagens e átrios cobertos de colmo, as cores tendem a ser menos berrantes mas a decoração é mais elaborada, tal como nos outros resorts há salões e bares por todo o lado e um em particular é magnifico com um aquário tropical bem no seu interior. É um hotel que se propõe a ser desfrutado além das suas praias e piscinas e facilmente passarão um bom momento nas suas áreas comuns.

Iberostar Paraíso Maya

O Paraíso Maya é um verdadeiro mergulho nesta fascinante civilização, pois aqui tudo remete para a sua cultura milenar, somo logo recebidos com uma enorme réplica à escala de Chichen Itza e toda a decoração desenrola-se nos deuses e património dos antigos Mayas. A estrutura é idêntica aos demais e parte das áreas comuns é repartida com o Paraíso Lindo, vão ficar impressionados com o detalhe deste alojamento e certamente irão querer beber um copo sob a serpente de Kukulkán num dos seus bares mais famosos.

Iberostar Grand Paraíso

Ok ok acho que temos que assumir que a Iberostar aqui exagerou um pouco, o Grand Paraíso é provavelmente o topo de gama desta cadeia no México mas a sua decoração em estilo barroco italiano no meio das caraíbas é um pouco demasiado, não que o hotel seja feio, aliás é magnifico mas é em demasiado. O seu estilo é exuberante, requintado, um pequeno Versalhes tropical, sendo um hotel de luxo aqui a atenção aos detalhes e no cliente é excelente, as bebidas e alimentação conseguem ser melhores que os já fantásticos hotéis irmãos, os seus salões e quartos são maravilhosos com pormenores interessantes e se procuram umas férias de requinte cremos que aqui encontrarão o que procuram.

O prazer da gastronomia mexicana

Como é típico deste tipo de alojamento o complexo Iberostar é um tudo incluído e tal como o nome diz, podem dar asas à vossa vontade de comer e voltar para casa com uns quilinhos a mais, e não se preocupem porque tequilha e margaritas há aqui para todos os gostos, difícil mesmo é escolher. Todos os hotéis dispõem de buffet com uma enorme variedade de comida a qualquer refeição do dia, destacamos talvez o do Paraíso Lindo ligeiramente mais variado em relação ao Beach, um buffet na praia, outros em volta das piscinas e quando a fome apertar (mas alguém passa fome nestes lugares?) haverá sempre algum aberto noite fora.

Não andámos a tirar fotos aos buffets pois o prazer está mesmo no prato e não nos olhos mas não nos podemos queixar da variedade e qualidade dos produtos, do pequeno-almoço à ceia haverá sempre algo que vos agrade e em todos os hoteís pelo menos uma ilha dedica à maravilhosa culinária mexicana. O Grand Paraíso destaca-se neste quesito pois os seus buffets e restaurantes são bem superiores (se é que é possível) mas garantimos que são todos de ficar com água na boca.

Em todos os hotéis ainda existem restaurantes temáticos desde Mediterrâneo, Grill, Gourmet, Mexicano, Japonês etc etc que requerem marcação prévia e alguns dum certo dress code, obviamente que quisemos experimentar alguns e o serviço mais personalizado, o menu à la carte são uma maneira bem interessante para um jantar diferente e não deixem de experimentar o japonês e divertirem-se um pouco com o chef.

As famosas piscinas!

Começamos desde já a dizer que falaremos de todas no global e não entraremos em detalhes sobre o que cada hotel oferece porque no fundo podemos utiliza-las a todas, só escolher a que mais vos agrada. Na realidade quando fazíamos pesquisas sobre alojamento na Riviera Maya a beleza das piscinas deste complexo foi o verdadeiro íman, e olhem que somos mesmo é fãs de praia!

Todo o complexo é rodeado por imensas piscinas, creio que cerca de 10 num total, são imensas e extremamente bem cuidadas rodeadas de belos jardins e coqueiros, com ilhas com redes e camas suspensas, pontes, quedas de água, jacuzzis e bares molhados. Uma delas é considerada a maior de todas as caraíbas e uma das maiores do mundo com uma extensão de cerca de 1 km!

Há espaço nas espreguiçadeiras para todos e dentro de água também ninguém fica em cima de ninguém, se não sabem nadar não há razão para se precuparem pois a profundidade vai variando ao longo da sua extensão. Todos vão encontrar o seu espaço desde zonas animadas com música e actividades a lugares mais isolados óptimos para descansar.

Duas das grandes atracções deste complexo são a sua piscina de ondas ambientada num templo Maya e o famoso lazy river aquelas piscinas que vamos deitados numa boia a flutuar pelo complexo fora, não admira que façam as delicias de miúdos e graúdos e até vocês vão querer experimentar pelo menos uma vez.

Lá pelas bandos do Grand Paraíso ainda somos brindados com uma linda piscina do infinito de àgua salgada que emoldura todo aquele cenário barroco tropical.

Então e as praias?

Aquele sonho de areias brancas, mar azul, águas quentes à sombra dos coqueiros torna-se uma realidade neste magnifico alojamento, o complexo Iberostar tem tudo para oferecer aquelas férias de sonho que todos associamos às caraíbas e que atraem milhares de turistas às suas praias.

As águas quentes são uma delicia para o corpo e o difícil vai ser querer sair de lá, a Marta ainda tentou apanhar um bronze e torrar ao sol mas ganhou um belo escaldão!! Não há como negar que a praia é magnifica até porque é considerada uma das melhores da Riviera Maya, o mar tinha um pouco mais de ondulação que noutras praias da região, mas não fomos brindados com o famoso sargaço o que tornava as suas águas a cada dia mais azuis, existem sim alguns corais mas a extensão da praia é grande e em nada atrapalharam os nossos banhos.

Como apoios de praia o resort oferece um pouco de tudo, espreguiçadeiras, redes e camas para todos, bar na praia e até uma pequena zona de refeições para matar alguma fome que ainda teime em aparecer. Nunca tivemos problemas em encontrar lugares à sombra mas infelizmente esta praia não é coroada por um imenso coqueiral como noutros hotéis desta cadeia, existe sim imensa vegetação e até coqueiros mas não na primeira linha da praia e se é isso que buscam poderão ficar um pouco desiludidos.

Lazer e entretenimento

Neste maravilhoso alojamento na Riviera Maya não falta o que fazer (além de praia e comer…) para todos os gostos e idades, ao longo do dia a equipa de animação esforça-se em mobilizar os hóspedes em actividades culturais, culinárias ou até uma festa da espuma na piscina para gastar aqueles quilinhos extra que este tipo de férias trás como recordação. À noite nos diversos anfiteatros dos resorts existem apresentações de folclore mexicano ou musicais conhecidos mas não nos podemos referenciar sobre eles pois fomos na altura do Dia de muertos e com a quantidade de oferta cultural relacionada com tema nunca assistimos a nenhuma apresentação.

Entre os diversos hotéis do complexo ainda podemos encontrar um pequeno shopping o Plaza Paraíso bem ao estilo ranchero com lojas de souvenires, restaurantes, cafés e até uma gelataria com uns espetaculares crepes isto tudo sem abrir os cordões à bolsa (excepto as recordações) ainda há um coreto na praça onde fazem feiras de artesanato e um carrossel com direito a pipocas e algodão doce, ainda existe uma linda capela onde se celebram missas e casamentos pelo religioso.

Mas afinal qual o melhor alojamento na Riviera Maya?

Vindo de nós a resposta irá pender pelos complexos da Iberostar que já experimentámos e repetimos (um dia haveremos de experimentar outras cadeias)  mas será difícil escolher qual o melhor alojamento na Riviera Maya pois isso acaba sendo uma questão de gostos pessoais. Relativamente a este complexo provavelmente a dúvida surge sempre entre o Paraíso Beach e o Paraíso Lindo, oferecem os mesmos serviços contudo o Lindo é na nossa opinião mais bonito e a alimentação um nadinha melhor, contudo mais caro!! Portanto o nosso conselho é vale a pena escolher o Lindo se a diferença entre o Beach é relativamente pequena enquanto aos outros complexos são demasiado caros e o Grand Paraíso demasiado luxuoso e indicado para quem gosta deste tipo de resort.

 

Escolham o alojamento que escolherem certamente umas férias na Riviera Maya serão inesquecíveis, esta foi a nossa sugestão e sincera opinião que esperamos que vos ajude na difícil tarefa de escolher um hotel no México e para os que por estas terras já passaram qual foi o vosso alojamento de sonho?