Vamos dar um pulinho até à Andaluzia?

Tão pertinho de nós encontramos pequenas maravilhas…cidades mediavais, vilas temáticas e paisagens de cortar a respiração.

Começámos a nossa “escapadinha” em busca dos Pueblos Blancos – pequenas cidades de estilo mouro brancas cravadas nas encostas das montanhas  – saíndo em direcção a Arcos de La Frontera. Aqui deparámo-nos com um lugar encantador, feito de ruas estreitas e de pedra, nas quais não é aconselhado circular de carro – é melhor estacionar na entrada da cidade e percorrê-la a pé, perdendo-se nas suas ruas encantadoras.

Pormenor das ruas de Arcos de la Frontera

Daqui continuamos o passeio até Setenil de Las Bodegas, outra localidade encantadora, em que se verifica a perseverança e astúcia do seu povo, ao edificar a cidade nas rochas. Já tinha visto várias imagens da mesma na internet e por isso a minha curiosidade estava ainda mais aguçada…e não decepcionou.

Principal zona comercial de Setenil de Las Bodegas

Construções fantásticas em Setenil de Las Bodegas

E pormenores deliciosos…

Depois de um passeio pela cidade e um almoço agradável  de tapas sobre os rochedos (outro aspecto muito importante a nunca esquecer numa visita a Espanha) rumámos em direcção a Ronda, outro local que nos despertava muita curiosidade.

Ponte Nova – Ronda

Vale a pena visualizar a ponte de todas as perspectivas possíveis pois são todas fantásticas, quer através dos vários miradouros existentes quer através de pequenos trilhos…

Pequeno trilho que dá acesso à parte inferior da ponte

Um pormenor interessante da nossa visita a Ronda foi o facto de ser Dia de Reis, e os espanhóis o viverem de uma forma muito intensa e divertida, que aconselho todos a assistir pelo menos uma vez na vida. A animação nas ruas é uma constante, carros alegóricos distribuem rebuçados e gomas à sua passagem e as famílias juntam-se para assistir.

No dia seguinte tinhamos como objectivo fazer o famoso Caminito del Rey porém, as condições climatéricas não o permitiram pois tinha estado a nevar de manhã e encontrava-se encerrado. Ficámos preocupados pois apenas havia bilhetes disponíveis para aquele dia e queriamos muito visitar. Contudo, na entrada do parque explicaram-nos que podiamos alterar para outro dia, no período de seis meses, através do site oficial. Como tal, resolvemos visitar Júzcar, a aldeia dos “pitufos” (como se referem os espanhóis aos Smurfs) e ficamos extasiados com o que encontrámos.

Júzcar – a aldeia dos Pitufos

Á chegada verificamos que a população leva muito a sério o facto de serem considerados a aldeia dos Smurfs pois todas as casas são azuis, existem carros azuis, a presença das personagens é uma constante…

…e até as tapas fazem alusão aos smurfs…

Pitutaca

No dia seguinte, e com o São Pedro a dar umas tréguas conseguimos finalmente fazer o Caminito del Rey. Tenham em atenção que os bilhetes são difíceis de adquirir pois a afluência é grande e os lugares diários limitados pelo que é aconselhado comprarem com antecedência através do site oficial.

Caminito del Rey

A entrada sem guia têm o custo de 10€, acrescido de 1,55€ do autocarro que fará o percurso de regresso até ao ponto de partida. Existem vários acessos e pode parecer um pouco confuso ao ínicio mas o melhor e mais adequado será um túnel estreito, com comprimento considerável e no qual terá de usar uma lanterna (por exemplo do telemóvel) para poder percorrê-lo e atingir o ponto de partida do desfiladeiro.

O Caminito del Rey consiste num trilho de 7Km construído para servir de acesso aos trabalhadores que estavam a construir a barragem de El Chorro e posteriormente a sua manutenção. Com o passar dos anos e consequente desuso o caminho original começou a degradar-se e ocorreram mesmo acidentes fatais pelo que o governo espanhol decidiu encerrá-lo em 2001.

Exemplo da degradação e falta de segurança do piso antigo

No entanto devido ao interesse e beleza do percurso, decidiram reabilitá-lo e reabrir em 2015, neste momento com óptimas infraestruturas e condições de segurança, sendo a presença de vigilantes uma constante ao longo do percurso.

Piso novo e antigo…

As paisagens ao longo do trilho são indescritivéis

A antiga ponte que fazia a travessia dos desfiladeiro

E a actual, que pode ser um pouco complicada para quem sofre de vertigens…

Caminito del Rey

E assim terminou o nosso passeio pela Andaluzia, espero que tenham gostado e que vos tenha inspirado a futuros passeios.