Há quem lhe chame o Molhe, outros como eu, o Pontão da ilha do Sal mas ninguém contesta que é aqui o coração comercial e até mesmo parte da identidade da ilha. No final do enorme calçadão para praia de Santa Maria, ergue-se mar adentro o que para muitos considerado o cartão postal da Ilha do Sal.

É no vai e vem dos pescadores nos seus coloridos barquinhos que vemos a chegar a terra os tesouros escondidos por aquele mar azul. São peixes e mariscos de todas as cores, atuns de tamanhos impressionantes que só de carro-de-mão se conseguem transportar até um ou outro tubarão que se enrolou nas redes. É ali também que o peixe é amanhado e lavado com a água do próprio mar enquanto os pescadores tentam organizar a sua pescaria entre os vários turistas que por ali andam e as crianças que sem medo se atiram do pontão para um mergulho acrobata (que tentamos reproduzir com uma queda na água digna de circo!)

Assim corre a vida na Ilha da Morabeza, ao sabor das correntes e dos barcos dos pescadores onde é impossível não visitar.