É inegável que a Praça do Comercio em Lisboa é uma das mais belas praças da Europa e não seria de esperar que entre o azul do Tejo e o amarelo imperial dos edifícios não se destaca-se o impressionante Arco da Rua Augusta, o verdadeiro cartão postal da cidade.

Arco Triunfal da Rua Augusta

O Arco Triunfal da Rua Augusta é a considerado a porta da cidade de Lisboa, que faz a transição entre a majestosa Praça do comércio e o inicio da baixa pombalina ligando a praça à Rua Augusta, tornando todo este conjunto de uma beleza única que não deixa ninguém indiferente. O majestoso arco começou a ser construído logo após o derradeiro terremoto de 1755 mas só em 1873 é que ficou completamente construído e como o conhecemos hoje.

O enorme arco que há alguns anos viu um enorme trabalho de restauro que lhe devolveu toda a glória e beleza permitiu fosse desde então possível subir ao seu topo e apreciar toda a panorâmica da baixa de Lisboa, ganhando assim a cidade mais um miradouro. Já há muito tempo que estávamos curiosos de lá ir fazer uma visita apesar de acharmos que pouco poderia acrescentar a uma cidade repleta de miradouros cada um mais espetacular que outro!

A entrada para o arco é feita através de uma porta que se encontra já na Rua Augusta e para alegria das nossas pernas a subida é praticamente toda feita em elevador. Já no topo e após algumas escadas estreitas somos recebidos por um enorme salão, não imaginávamos que seria tão grande lá em cima! Uma pequena exposição das figuras importantes na construção do arco e o mecanismo do relógio (que volta e meia não está certo) compõe o acervo daquele salão onde já se anteviam algumas das vistas pelas janelas. Um semáforo à entrada de umas pequenas escadas em caracol dá-nos autorização para continuar a subida.

Já no seu topo desembocamos num enorme terraço de pedra branca e ali quase que perdemos o fôlego, não que as escadas sejam muitas mas porque a paisagem é simplesmente deslumbrante. Lá das alturas somos confrontados com uma competição de panorâmicas sem igual se por um lado dali conseguimos ver o quadriculado imparcial da baixa que foi o inicio do considerado urbanismo moderno, do outro lado somos impelidos para o azul do Tejo com o vai-vem dos barcos que delimitam a épica Praça do Comércio fica então fora de qualquer dúvida que Lisboa tem a praça mais bonita do Mundo!

As estátuas de portugueses ilustres que adornam o arco, que cá debaixo não parecem mais que pequenos bonecos adquirem um tamanho monstruoso, fica-se pasmado quando um dedo do pé é quase do tamanho da nossa cabeça e na quantidade de pormenores que só dali se podem observar mesmo que escondidos dos olhares curiosos das ruas repletas.

Como estávamos enganados sobre este miradouro, afinal Lisboa ganhou mais um terraço, provavelmente um dos melhores locais para ver a cidade do alto! O tempo foi passando dando lugar a um tímido pôr-do-sol escondido pelas nuvens e o final daquela tarde foi coroado com a partida de um magnifico navio de cruzeiro que ao despedir-se da cidade lançou os três já clássicos apitos de despedida, foi de arrepiar.

Como visitar o Miradouro do Arco da Rua Augusta

Onde fica: Rua Augusta, Lisboa

Preço: 2,5 €

Horário: 10h até 21h (dependendo da época do ano)