Panorâmica do Alhambra

Quando pensamos em Espanha muitas imagens nos saltam à imaginação, sevilhanas com os seus vestidos as bolinhas, touros indomáveis nas arenas, tapas regadas com cervejas geladas e toda uma maneira de viver que só por aquelas terras se conhece. Granada é um pouco disto tudo, Granada é uma cidade sublime onde se respira a essência da alma espanhola e de muitas raizes e tradições da Península Ibérica.

A história de Granada atravessa milénios mas o seu grande apogeu deu-se no ano de 711 quando foi tomada pelo poder islâmico e se tornou capital do imenso Al Andaluz que abrangia todo o sul de Espanha e Portugal terminando acima de Lisboa. A cultura islâmica foi-se então introduzindo pena península deixando fortes influencias na arte, gastronomia e língua da região, mas guerras eram constantes por aqueles tempos e no ano de 1236 após a queda de Códoba torna-se capital do Emirado de Granda altura em que se torna um poderoso país e onde se desenvolvem algumas das estruturas mais impressionantes que chegaram até aos dias de hoje. Já só no ano de 1492 é que Granada finalmente retoma a mãos cristãs através de campanhas dos Reis Católicos que para mostrarem o seu poder perante o islão decidiram manter os maravilhosos monumentos árabes que ainda podemos visitar. Com tanta história e uma multi-culturalidade Granada é uma cidade que não pode deixar de visitar.

 

Onde fica?

 

Situada no sul de Espanha em pleno coração da Andaluzia a cidade de Granada está provavelmente localizada num dos cenários mais bonitos de todo o país. A pouco mais de 100 km da costa espanhola e no sopé da gigantes Sierra Nevada a paisagem que rodeia a cidade torna-a as suas suaves colinas um prazer para os sentidos. Granada não é uma cidade grande tendo cerca de 500 mil habitantes, muitos deles de outras nacionalidades, faz deste um destino perfeito para viajar dentro da viajem na qual não sabemos se estamos em Espanha ou no Médio Oriente! A sua proximidade com outras cidades espanholas como Sevilha, Málaga ou Códova fazem de Granada um destino perfeito a incluir numa viagem pelo fascinante Andaluzia.

Língua: Sabem aquele castelhano carregado ligeiramente cantado? Pois é até na língua Granda é exótica com o seu sotaque do sul bem presente. Dada a forte influencia árabe da cidade ainda é possível ouvir ou ver algumas coisas escritas nesta língua o que é realmente fascinante.

Moeda: Pertencente à zona euro a moeda italiana é o Euro o que é uma maravilha não ter de andar a trocar moeda.

Visto:  Pertencente ao espaço Schengen os portugueses não necessitam nem de visto nem passaporte, só de documento de identificação e não tem tempo de permanência.

 

Como chegar?

Granda é servida pelo Aeroporto Granada-Jaén com voos de toda a Espanha e até algumas cidade da Europa. A maioria dos visitantes acaba por chegar à cidade através dos excelentes caminhos-de-ferro espanhóis com comboios de alta velocidade que ligam Granada às maiores cidades de Espanha, o bus também é uma opção muito concorrida em especial por aqueles que já viajam pela Andaluzia.

Nós optamos em ir de carro mesmo, saindo de Lisboa são 700km numa longa viagem por cerca de 7h onde podemos apreciar toda a paisagem do sul de Espanha e a estrada na cidade depois de contornar a Sierra Nevada é maravilhosa, contudo é uma longa e cansativa viagem que feita directa arruina com as costas e os traseiros de qualquer um mas se andarem a viajar pela Andaluzia e quiserem conhecer mais cidades é decididamente a opção ideal.

Quando ir?

No sopé da Sierra Nevada e a cerca de 700 metros de altitude a cidade de Granada é praticamente dominada por 2 estações, o Inverno e o Inferno (como os madrilenos chamam ao Verão). Já tivemos a oportunidade visitar a cidade nestas duas estações e contamos a nossa experiência: no Inverno a cidade é varrida pelas aragens gélidas da serra, faz muito frio e é frequente a cidade ficar coberta de neve e olhem que a imagem Del Alhambra coberto com um manto branco é sensacional. Por sua vez o Verão (mês de Julho) a coisa muda de figura, Granada é abafada, seca, árida, um ar quase irrespirável com um sol intenso que passa para lá dos 40º impossibilitando até os mais corajosos a sair para a rua antes das 18h. O conselho do Carimbo no Passaporte é visitar Granada na Primavera ( Abril a Junho) e no Outono (Setembro e Outubro) onde os rigores do clima são menos intensos.

Onde dormir?

Casa do monumento espanhol mais visitado em Granada há uma enorme oferta hoteleira paras todos os gostos e bolsos e para abrigar os milhões de turistas que a visitam. Desde hotéis mais simples a preços bem em conta até a hotéis de luxo decorados ao melhor estilo árabe não vai ser difícil encontrar algo que lhe agrade. Nós após uma pesquisa no Booking encontrámos um hotel bem no centro do coração da cidade numa rua de tapas maravilhosa. Para os que vão e carro procurem um hotel com estacionamento pois dirigir em Granada é uma verdadeira dor de cabeça pois muitas ruas são proibidas ao transito e estacionar é impossível.

 

Quantos dias ficar?

Já vos tínhamos dito que Granada é uma cidade pequena o que não quer dizer que tenha pouca coisa que ver. É provavelmente uma das cidades museu de Espanha com um espólio interminável de locais a visitar, o Alhambra vai-lhe absorver pelo menos meio dia e os recantos da cidade vão fazer que não queira sair dali tão depressa. Pelo menos 2 dias é o ideal para sentir um pouco do quão apaixonante é Granada.

Agora que já vos contámos um pouco do essencial de Granada venham conhecer uma das cidades mais espetaculares de toda a Espanha atras do Carimbo no Passaporte.