Já vos tínhamos contado que escolher um hotel no México é provavelmente uma das tarefas mais árduas antes da partida mas desde o início que o Iberostar Quetzal nos saltou à vista e não descansámos enquanto não o fomos conhecer e hospedar neste pequeno paraíso. De uma outra estadia já havíamos conhecido o Iberostar Paraíso Beach e Lindo e feito um relato mais ou menos completo da nossa experiência, no Iberostar Quetzal a experiência foi praticamente idêntica pelo que não vos vamos massacrar com texto e expor só algumas fotos!
O Iberostar Quetzal é um hotel pertencente ao complexo que partilha com o Tucan no condomínio privado de Playacar bem do lado da famosa e agitada Playa del Carmen, como de costume por estas bandas é um Tudo Incluído com direito a tudo o que este tipo de resorts oferecem, buffets gigantesco, restaurantes temáticos, entretenimento ao longo do dia, piscinas maravilhosas e praias de cortar a respiração, mas porque é que o Iberostar Quetzal se destaca?
O diferencial desde hotel reside na forma como alia os luxos dos resorts caribenhos com a natureza em que está envolvido, podemos quase dizer que o Iberostar Quetzal é um eco-resort pois além das preocupações ambientais que tem a sua construção respeitou a natureza que o rodeia e está envolvido pela floresta tropical com uma luxuosa fauna e flora.
O hotel pode ser considerado de pequenas dimensões em relação aos demais daquela região e logo à chegada percebemos que se entra numa outra dimensão, num outro tipo de férias. Os edifícios que o compõem estão dispersos ao longo do terreno e não é difícil encontrar restaurantes por cima de quedas de água ou o vosso quarto estar envolto por uma vegetação tão frondosa que literalmente vos entra pela janela dentro.
Falando em natureza, essa aqui é o destaque, os acessos são feitos em grande parte por caminhos na selva e não é raro cruzarmo-nos com animais exóticos ca fauna local, na realidade o hotel é um pequeno zoológico com uma equipa de tratadores e biólogos que tentam manter o equilíbrio entre o turismo e o seu habitat. Sim alguns estão em cativeiro mas muitos vivem livremente no espaço o que torna as caminhadas bastante interessantes, é verdade, cuidado com os macacos que serão o vosso despertador matinal (alguns gritam de noite, não chegámos a descobrir se eram a mesma espécie) e adoram roubar aquele biquini que ficou a secar na varanda do quarto!!
As acomodações são maravilhosas e fomos brindados com um quarto gigantesco com todas as mordomias que se esperam de um sitio destes, da varanda uma vista da selva e do nosso amigo macaco preto (descobri depois que era um macaco uivador) que partilhou as férias connosco.
Sabem o que se faz mesmo bem neste hotel? é comer!! Esqueçam dietas e restrições alimentares pois por aqui come-se muito e muito bem! Os restaurantes buffets são muito bonitos, com fortes influencias da sua cultura mexicana e além das comidas internacionais a cozinha mexicana era definitivamente o seu forte, e os doce… enfim preparem-se para engordar uns bons quilos que nunca mais se livrarão deles.
Não que a comida não chegasse mas ainda nos aventurámos pelos típicos restaurantes temáticos, do japonês, ao italiano, às carnes brasileiras etc etc não conseguimos evitar de espreitar, é piroso? é, mas foi maravilhoso e recomendamos vivamente, em especial o japonês.
Por entre os caminhos da selva densa que nos leva à praia de águas quentes, na sombra das árvores somos brindados por uma enorme e luxuosa piscina. Na realidade são 3, uma de desportos, outra de bar molhado e uma gigantesca para relaxar nas suas camas e redes ao sabor de uma bebida bem alcoólica. O ambiente mais tranquilo e relaxado do hotel torna este lugar óptimo para o descanso e retemperar as forças.
Mas e a praia? bem a praia não tem palavras… íamos com um pequeno receio de estar fora da imagem postal dos nossos sonhos pois existem vários hotéis nas imediações e porque não está longe da badalada Playa del Carmen, mas na realidade fomos recebidos com um mar muito azul, uma água bem quente e muitos coqueiros a fazer sombra, o que pedir mais?
Muito mais haveria a dizer deste hotel e provavelmente merecia um post mais completo mas a experiência foi tão boa que a queremos guardar só para nós (mentira). No final podemos dizer que o Iberostar Quetzal foi uma escolha super acertada e que recomendamos vivamente.