Plaza del Ayuntamiento

É certo e sabido que La Alhambra é a jóia da coroa da cidade de Granada e já com as nossas entradas garantidas para o dia seguinte dedicámos o nosso primeiro dia a explorar esta magnifica cidade de Espanha. Com uma localização privilegiada bem no coração da cidade do nosso hotel até aos monumentos mais icónicos da cidade foi realmente um salto e foi com convicção que nos decidimos perder pelo labirinto de ruas mesmo debaixo daquele sol escaldante.

Plaza Bib Rambla

Por mais voltas que se dê pelo centro de Granada mais cedo ou mais tarde vamos encontrar a mais charmosa praça da cidade, rodeada de limoeiros a Plaza Bib Rambla é daqueles lugares que pede uma pausa nas suas muitas esplanadas e curtir um chocolate quente com churros enquanto se ouve a água cair na secular Fonte dos Gigantones e o vai-vem da vida em Granada. Os churros foram substituídos por um gelado pois o calor assim nos obrigava e quando as forças voltaram lá metemos pés ao caminho.

Catedral de Granada

A muitos poucos passos da Plaza Bib Rambla (muito poucos mesmos) começamos a vislumbrar o campanário e posteriormente a fachada da Catedral de Granada que a sua imponência e grandiosidade obriga a artes circenses para a captar numa foto estreita praça onde se encontra

De seu real nome de Santa Igreja Metropolitana da Encarnação a Catedral de Granada é um bastião da cultura da cidade que não pode ficar de fora numa visita a Granada. Não será de suspeitar que a sua construção tenha tido inicio logo após a toma da cidade aos muçulmanos no ano de 1506 baseada na arquitectura da Catedral de Toledo. Os séculos foram-se passando e à catedral foram-se juntando outras correntes artísticas sendo hoje o primeiro monumento Renascentista espanhol com influencias barrocas e rococos adicionadas já no século XVIII.

Se a sua fachada impressiona, assim que cruzamos as pesadas portas somos surpreendidos pela tamanho e exuberância dos seus enormes pilares, das suas trabalhadas cúpulas, da sua luz brancas e da altura impressionante que cresce por cima das nossas cabeças. Ao longo das suas 5 naves desfilam algumas das mais belas capelas de Espanha com destaque para a Capela Real onde estão sepultados os Reis Católicos numa verdadeira afirmação de que finalmente toda a Península Ibéricas era cristã.

No fundo da catedral estude-se a mais alta e bonita cúpula da Catedral que abriga o altar mor rodeado dos mais belos vitrais do edificio.

Como visitar a Catedral de Granada

Localização: Plaza de las Pasiegas, 18001 Granada

Horário: Segunda a Sábado 10h às 18h30, Domingos e Feriados 15h às 18h

Preço: 5 euros com audio-guia, aos Domingos entrada grátis.

Ainda que meio absorvidos pela imponência e beleza da Catedral voltámos novamente ao sol escaldante de Granada e à já movimentada multidão de turistas e locais que pelas estreitas ruas passavam, na altura o acesso à Capela Real era feito pelo exterior da Catedral e após a circundarmos descobrimos um dos mais belos segredos de Granada.

Entrada Capela Real

Palácio de la Madraza

Bem colado à Catedral de Granada na Calle Oficios o elegante Palácio de La Madraza de estilo barroco esconde um dos segredos mais espetaculares da cidade. Originalmente construído em 1349 pelo Sultão de Granada Yusuf I fazia parte da mesquita de granada sendo a Madrassa de estudos corânicos, e outras disciplinas como medicina é por isso considerada uma das primeiras universidades do ocidente.

O seu requintado estilo Mudejar e salas altamente decoradas viram-se suplantados pela anexação do palácio barroco após a reconquista cristã tendo-se preservado alguns dos salões originais o que torna o Palácio de la Madraza um monumento único que reúne características das culturas islâmicas e cristãs.

Poucas foram as salas que sobreviveram intactas até aos dias de hoje mas a rápida visita foi verdadeiramente impressionante de deixou-nos aquele gostinho de quero mais. Actualmente o palácio pertence à Universidade de Granada e pode ser visitado o que faz um introdução perfeita para aqueles que ainda não visitaram La Alhambra.

Como visitar o Palácio de la Madraza

Localização: Calle Oficios

Horário: Todos os dias das 10-20h

Preço: 2 Euros

O dia ia a meio e já Granada tinha arrebatado os nossos corações mesmo ainda sem ter mostrado o seu principal trunfo que faz com que a cidade fique no Top 10 da grande maioria das pessoas que a visitam. Almoçámos qualquer coisa sem graça mesmo pela elegante Gran Via del Colón e a antes que o calor infernal do meio da tarde impossibilita-se qualquer actividade ao ar livre pela cidade fomos à descoberta de mais um lugar fascinante.

Basilica de São João de Deus

Ligeiramente mais afastada do centro histórico e após uma caminhada deliciosa pelo labirinto de Granada fomos descobrir um dos lugares mais espantosos de toda a Espanha e que (in)felizmente não está na rota da maioria dos turistas. A Basilica de São João de Deus foi mandada construir em 1737 pelo irmão Alonso de Jesus Ortega a fim de abrigar os restos mortais do santo português (olhem que eu não sabia!) São João de Deus. Anexado ao hospital com o mesmo nome e de horários restritos ainda fizemos um compasso de espera entre aqueles que entravam no hospital para serem consultados até à abertura dos portões.

Sacristia

A visita começa-se pela sacristia e desde logo somos assaltados pelo exagero, ali tudo é sumptuoso desde os tectos ricamente pintados às inúmeras pinturas que decoram as suas paredes e os seus requintados moveis, para aqueles que gostam de arte barroca preparem os vossos corações pois aqui esta arte foi levada até ao seu extremo.

Sabem aquela máxima que diz que “nem tudo o que reluz é ouro”, aqui está bem longe da verdade, na realidade na basílica tudo o que reluz é efectivamente ouro e o pouco que não é dourado é de prata! Se ainda vierem com os vossos óculos escuros da rua não se dêem ao trabalho de os retirar porque assim entramos na igreja uma realidade nova é revelada.

Poucos são os lugares no mundo que têm aquele poder de nos retirar o fôlego mas a Basílica de São João de Deus consegue fazê-lo, não de forma sublime pois aqui cada pormenor, cada recanto é sumptuoso é exagerado. Não sabemos ao certo quantas toneladas de ouro foram ali usadas mas se o propósito era demonstrar mão divina nesta obra ficámos em crer que o objectivo foi alcançado.

Não vos massacro com fotos pois acreditem que tirámos dezenas, é impossível não querer registar tanto detalhe e tanta beleza. Ao longo da visita somos convidados a passar por trás de uma cortina de veludo vermelho e encarar um escadaria tão ornamentada quanto a igreja, lá no alto temos acessos a diversas salas que escuso dizer o quão esplendorosas são que nos dão acesso ao interior do altar onde se encontra a urna de prata do santo.

Jamais julgámos que em Granada fossemos encontrar tamanha obra de arte e a visita que pensámos ser rápida foi-se desenrolando longamente dando tempo para absorver toda a beleza que este lugar nos proporcionou.