Cabo Verde tem vindo a ser um destino de eleição entre os portugueses nos últimos anos. A pouco mais de 4 horas de avião desde Lisboa  são muitos os que escolhem aquelas águas para aproveitar uns bons dias de praia e a Ilha do Sal aparece como destaque quando se fala neste país.

A opinião não é unânime quando se fala se vale ou não a pena visitar o Sal por isso deixo-vos aqui a minha sugestão de 8 coisas para fazer na ilha do Sal.

Aproveite o mar

O mar da ilha do Sal é simplesmente inesquecível, desde a sua cor azul turquesa até à temperatura bem quentinha da sua água. Use e abuse do protector solar pegue a sua roupa de banho e venha desfrutar esta maravilhosas praias africanas. Os mais aventureiros ainda se podem dedicar a desportos náuticos ou até quem sabe conhecer as profundezas do oceano.

 

Relax e mais relax

Entre no espirito do povo cabo-verdiano e faça da expressão no stress o mantra das suas férias. Escolha um bom hotel, nós ficamos no Riu Garopa e não nos arrependemos nada, e dedique-se a fazer coisa absolutamente nenhuma e curtir uns dias de papo para o ar. Não é o nosso estilo de férias (uns poucos dias até sabe bem) mas para os que gostam vão ser sem dúvidas uns dias maravilhosos.

 

Conhecer a Vila de Santa Maria

Não seja daquelas lapas de espreguiçadeira e por favor saia do hotel, dê um salto até à vila de Santa Maria e vá conhecer a sua maravilhosa praia com o gigantesco calçadão que termina no famoso pontão. Sente-se num café a apreciar a vida pacata daquela terra, vá conhecer as lojinhas espalhadas pelas ruas e até perder um pouco a cabeça com os apelativos senegaleses.

Conheça a gastronomia local

Provavelmente irá em regime de all inclusive no hotel mas porque não dar umas escapelas e experimentar uns restaurantes locais? Na nossa viagem fomos jantar algumas vezes na rua e acreditem o sabor daquele peixe fresco e de uma deliciosa cachupa é inesquecível. Se pensam quem a cozinha cabo verdiano é pobre vão experimentar e depois contem-nos a vossa experiência.

Explore a Ilha do Sal

A ilha é pequena e em pouco menos de um dia podemos conhece-la. Tem sítios interessantes para visitar como a Buracona mas elegemos como essencial uma visita às Salinas de Pedra de Lume, simplesmente fantásticas. Alugue um carro ou vá num qualquer tour de agência mas aproveite e conheça a singularidade da ilha do Sal.

Visite outras ilhas

Com um arquipélago com 10 ilhas tão variadas é pecado ficar exclusivamente em uma só ilha. Faça um combinado de duas ou mais ilhas e fique a conhecer um Cabo Verde mais genuíno e autentico. Nós optámos por passar um dia na Ilha de Santiago o que apelidamos como a melhor decisão nesta viagem, ficou a vontade de lá termos ficado mais tempo.

Divirta-se muito

E quando a noite cai deixe-se contagiar pelos ritmos das ilhas, dance ao som de uma Morna bem lenta ou se sentir coragem tente acompanhar o ritmo frenético de um Funána. Cabo Verde tem uma cultura musical extremamente rica e aproveitem para a conhecer e dançar até de manhã e no dia seguinte ficar de papo para o ar na praia com dor de pernas.

Seja contagiado pela simpatia

E se há coisa melhor que levámos de Cabo Verde foram as pessoas, a sua simpatia, os seus sorrisos e vontade de ajudar. Perca a vergonha e meta conversa com os locais, afinal falamos a mesma língua, e venha surpreendido com Cabo Verde.