Recentemente a baía do Seixal começou a cair nas bocas do mundo pelas melhores razões, depois de uma reconstrução do seu calçadão que lhe trouxe uma área pedestre bem agradável à beira das água também viu abrir um dos mais badalados restaurantes da margem sul de Lisboa o famoso Miyagi.
Poderia ser um de muitos restaurantes de cozinha asiática que parecem estar na moda mas o Miyagi leva o seu conceito um pouco mais além. Baseado na ideia da street food asiática pretende trazer à mesa aquelas comidas típicas dos países orientais que por aquelas terra se come pela rua mesma.
Se o conceito era trazer a comida de rua para dentro de quatro paredes então acreditem que foi bem conseguido. A decoração é extraordinária, transporta-nos quase de imediato para uma qualquer rua de Bangkok ou um beco qualquer escondido na frenética Tóquio que trás ao local uma atmosfera inacreditável.
Bem acomodados numa mesa com vista para o rio o atendimento é caloroso e descontraído ainda mais quando alguém me trata pelo nome, ora então o Miyagi é gerido por um velho conhecido meu de outros carnavais (literalmente), o que nos faz sentir em casa. Um pouco de conversa e deixa-mos então em mãos conhecedoras algumas sugestões para o nosso jantar.
Deu-se então inicio ao repasto com uns Spring Rolls com um molho ligeiramente agridoce e picante e um magnifico Eby Fry um tempura de camarão tigre acompanhado por molho Miyagimaio que estavam de comer e chorar por mais. A carta de bebidas é bastante razoável com vinhos e cocktails conhecidos mas a street food asiática pede uma cerveja bem gelada e a escolha caiu numa Bitang balinesa.
A ementa de pratos principais é extensa, há um pouco de vários países e podemos viajar da Tailândia ao Cambodja através da gastronomia e depois de alguma indecisão a escolha caiu num clássico Pad Thai de camarão e num Teriyaki de Frango. Ambas as opções estavam deliciosas com uma apresentação de fazer salivar mas gostos são gostos e o meu recaiu no Teriyaki já a donzela apaixonou-se pelo Pad Thai.
Já de barriga quase cheia existe sempre lugar para aquele doce que não devemos comer mas que se pede na mesma e lá chegou a carta das sobremesas e pedimos uma parte de chocolate e amendoim e um cheesecake de matcha. Estavam deliciosas é um facto, em especial a tarte de chocolate (pena ter descoberto mais tarde que sou alérgico ao amendoim!) mas tenho a dizer que com uma ambientação excelente à ruas do sudeste asiático e uma comida que nos leva realmente ao mundo da street food asiática a carta dos doces pede um menu menos acidental.
A nossa experiência no Miyagi foi realmente deliciosa, a qualidade e o sabor dos pratos aliados à excelente decoração do restaurante fazem-no um lugar ideal para viajar através do paladar até aos países asiáticos da do vontade de experimentar todo o menu sem que haja um verdadeiro assalto à carteira. Afinal o tão aclamado Miyagi tem motivos para tanto falatório e certamente que voltarei para novas visitas.
Informações úteis
Onde fica: Praça da República nº20, Seixal
Contacto: 936 446 969 – façam reserva pois o restaurante costuma estar sempre lotado