Não estaremos longe da verdade se dissermos que Playa del Carmen é uma verdadeira meca do turismo no México, ainda que não tenho o ar americanizado e cosmopolita da sua vizinha Cancún é uma cidadezinha bem charmosa que encanta todos os que visitam a Riviera Maya.
Playa del Carmen tem uma localização privilegiada na rota das grandes atracções da região, dista pouco mais de 60km de Cancún e fica relativamente perto dos parques, da grande maioria do melhores resorts e obviamente das melhores praias da Riviera Maya, motivos que sobram para fazer deste local a base para umas férias fantásticas cheias de animação ou até mesmo unicamente descanso!
O forte de Playa del Carmen está longe de ser um centro cultural ou histórico, pois se vêm à procura das maravilhas da civilização Maya por estas bandas irão ficar bem desapontados. A cidade vibra com e para o turismo, os seus arredores poderão não ser encantadores à primeira vista (mas também é ali que vemos o quotidiano dos mexicanos) mas é na sua afamada Quinta Avenida que o lugar vai arrebatando corações.
A Quinta Avenida (será uma homenagem á famosa avenida Nova Iorquina?) é uma gigantesca rua pedonal, daquelas a perder de vista, repleta de lojas, bares, restaurantes, artesanato e de tudo um pouco que possam imaginar. É o lugar por excelência em Playa del Carmen para gastar dinheiro, existem lojas para todos os gostos e bolsas, desde conceituadas marcas internacionais até a lojas de artesanato e lembranças que facilmente levam qualquer um à loucura.
Ao longo dos anos fomos reparando que Playa del Carmen foi ficando mais moderna, mais bonita mais apetecível aos olhos dos turistas (muitos deles americanos) mas mesmo assim não perdendo o seu charme, é um lugar perfeito para fazer uma refeição tipicamente mexicana e não deixem de entrar numa tequilheria e provar a bebida nacional além de ficar encantado com a excentricidade das suas garrafas.
Se o calor apertar e como é difícil resistir ás praias caribenhas que desfilam ao longo da avenida, que tal um mergulho nas suas águas quentes? Não são as melhores praias da região (se bem que essas estão bem nas redondezas) mas são perfeitas para uma pausa e retemperar as forças pois a mar azul, águas quentes e coqueiros ninguém consegue mesmo resistir, não é?
Uma das “novidades” de Playa del Carmen é o recente Museu Frida Kahlo, um museu interactivo sobre a vida e obra da pintora mexicana, apesar de não expor nenhuma obra original da artista é um lugar espetacular para entender esta mulher que foi muito à frente no seu tempo e a sua conturbada vida, a não perder!
Mas a melhor altura para visitar Playa del Carmen é sem dúvidas ao final do dia, reservem um jantar num restaurante tradicional e aproveitem a louca noite do Caribe com os diversos clubes que vos fazem dançar noite dentro, se a carteira permitir sigam o fluxo de turistas e entreguem-se às loucuras do afamado clube nocturno Coco Bongo, podem não gostar de dançar ou da música mas acreditem que é algo único que irão ver. Motivos não faltam para visitar esta pequena cidade pelo menos uma vez e ficar cada vez mais rendidos aos encantos do México.
[…] Itzá fica situada no estado do Yucatán a mais de 200 km de Playa del Carmen bem no coração da selva tropical, foi uma importante cidade da civilização Maia do período […]