Por cortesia do Hotel Riu Garopa tínhamos oferta de uma aula de mergulho com botija e mais por curiosidade do que outra coisa qualquer lá nos inscrevemos e partimos no que restava de um velho Jeep para outro hotel cuja piscina era mais profunda.

Depois de conhecido o respectivo material tivemos uma pequena aula dada pela escola Manta Diving Center quando finalmente a malta pôde mergulhar com todo aquele equipamento pesadíssimo e tentar não parecer uma baleia encalhada no areal.

Tenho de confessar que a minha performance não foi lá muito boa mas aos poucos lá lhe apanhei o jeito e o gosto e a coisa já começa a ter a sua graça. Mas como o que é bom acaba depressa era a recta final daquela aula. Mas… (e porque há sempre um Mas) quem quisesse poderia colocar os ensinamentos recém adquiridos em Alto Mar!

Após grande insistência da Marta (leia-se ameaças) lá me decidi e quando menos esperava já me encontrava todo equipado como manda o figurino na borda de um barco rumo ao alto mar cabo-verdiano. Cada um com seu instrutor, sentado na borda do barco emergulho de costas para o mar! Começava a minha primeira exploração oceânica quase em estilo Jacques Costeau e a Odisseia Submarina (como eu adorava aquilo!)

O primeiro impacto é o silencio… até que já bem perto do fundo abre-se diante dos nossos olhos um País das Maravilhas, um jardim de pedras rodeados de milhares de peixes de todas as cores e tamanhos, enormes cardumes que nos seguiam (ou eu a eles) tantas espécies que só vira na Tv e nos aquários.

Fomos nadando tranquilamente a explorar toda aquela fauna mesmo quando uma Moreia mais atrevida saí do seu buraco com aquelas enormes bocas cheias de dentes aguçados!

Uma mão surge sob a minha cabeça e aponta algum mais a diante, nadei naquela direcção e já la se encontrava a Marta de volta de um tubarão gato que repousava no fundo sem ligar nenhuma há nossa presença.

A minha incursão submarina estava a chegar ao fim e lenta e pausadamente começamos a nadar rumo à superfície com o coração cheio de felicidade, no barco esperava o resto do grupo que ja tinha chegado e ali foi a ultima aventura para tentar subir para a borda com todo aquele equipamento!