O hotel Riu Garoupa na ilha do Sal logo à chegada não deixa ninguém indiferente, os seus edifícios de cores ocres rodeados de verdes jardins destacam este imenso hotel na aridez da ilha com o contraste azul do mar.
Na realidade falamos de um enorme resort da cadeia internacional RIU que engloba os hotéis Riu Palace Cabo Verde e o hotel Riu Garopa onde podemos circular livremente. Como não poderia deixar de ser este enorme complexo de 5 estrelas tem tudo o que precisam os bons amantes de praia, sol e descanso.
Ainda não sei o que mais me cativou, se foi a sua imensa praia de águas quentes e azuis, as suas enormes piscinas para relaxar ao saber dos clássicos cocktails ou sua exuberante e elegante decoração toda ela uma homenagem à cultura africana, acreditem que a decoração está tão bem executada que dá vontade de trazer para casa!
Infraestrutura
Logo à chegada é impossível não reparar no enorme tamanho do complexo, com 2 lobbys distintos mas podendo circular por todas as dependências preparem-se para umas curtas e agradáveis caminhadas. Os edificios dos alojamentos estão ligeiramente afastados das áreas de maior agitação como os restaurantes e teatro mas suficientemente perto da praia e da piscina e como já vos tinha contado, a decoração é simplesmente fantástica!
Como seria de esperar num resort desta categoria, aqui nada falta como dita a tradição, inúmeros bares espalhados pelo recinto, um teatro ao ar livre onde à noite há sempre animação com grande enfoque na cultura local, spa e ginásio para recuperar os quilinhos que irão trazer de recordação, etc etc. O resort dispõe de Wi-fi gratuito nas áreas comuns que na altura não funcionou muito bem com algumas falhas na rede.
O complexo fica bem pertinho da vila de Santa Maria a uma curta caminhada (não muito interessante, confesso!) na orla de um areal imenso com uma praia fantástica excelente para umas férias bem relax e uns grandes mergulhos.
Restaurantes
À semelhança do mesmo tipo de resort nas Caraíbas, o complexo RIU é um all inclusive 24 horas, sim daqueles hotéis onde se pode comer o que e onde quiser a qualquer altura do dia. Dispõe de buffets com tudo e mais alguma coisa e alguns restaurantes temáticos como asiático, grill, etc. Não me recordo de ter experimentado todos mas lembro-me de ter gostado em particular do cabo-verdiano com várias espécies de peixes e mariscos, tão bom que fomos lá repetir!
E quando a sede aperta o que não falta por lá são diversos bares, bar molhado e apoio de praia onde podemos experimentar de tudo e como estamos de copo na mão porque não experimentar um Grogue local? Mas é só experimentar porque aquilo é bebida de guerreiro, depois não digam que não avisei!
Quartos
Desde quartos standard até às amplas suítes os quartos oferecem todas as mordomias que umas boas férias merecem. O seu design vai ao encontro de toda a exuberância do resto do hotel, são amplos com uma limpeza invejável. O Wc também ele amplo daqueles que dá vontade de ter em casa. Não gostei pessoalmente do facto do Wc não ter porta para o quarto o que durante a noite quando alguém liga a luz pode ser incomodativo.
e a Piscina?
Pois é caros viajantes e a piscina? Na realidade as piscinas são fantásticas! Eu sei que é quase um crime falar de piscinas quando se tem ali ao lado um mar daqueles mas quando estas são bonitas e bem tratadas e o mar não convida a banhos umas boas piscinas nunca deixam de surpreender.
De tamanho surpreendente e envolvidas num ambiente bastante cuidado, as piscinas do complexo foram um dos meus lugares de eleição. Têm espreguiçadeiras em todo o seu redor para que ninguém fique sem lugar para aproveitar o sol, tem-nas também dentro de água. Cada uma tem o seu bar molhado, jacuzzi e um comprimento suficiente para nos iniciarmos na natação olímpica!
O Hotel Riu Garopa revelou-se um óptima escolha para as férias em Cabo Verde e certamente seria um forte candidato a uma nova estadia se algum dia regressar à Ilha do Sal.