Conhecer Cabo Verde foi um sonho que se foi materializando ao longo dos anos, desde que lia aqueles livrinhos de aventuras juvenis, cujo um deles era baseado nestas ilhas africanas, que cresceu a minha vontade de conhecer este país e o amor que tenho pelos trópicos, África e locais bem mais quentinhos que a velha Europa. Depois de vários anos a sonhar com conhecer tão longínquas paragens chegou a hora conhecer aquela terra árida, quente de mar muito azul com um dos povos mais amáveis do planeta.

Sobre Cabo Verde

Cabo Verde é um arquipélago africano de origem vulcânica, constituído por um conjunto de 10 ilhas a 640 km da costa do Senegal (onde se encontra o verdadeiro Cabo Verde que deu nome ao arquipélago) porque este de verde até tem muito pouco!

Quando foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes, as ilhas eram desabitadas e sem indícios de vida humana anterior, Como teria sido descobrir 10 ilhas virgens paradisíacas ao seu jeito naqueles tempos?? Cabo Verde foi colónia de Portugal desde a sua descoberta até 1975, ano da sua independência.

Capital: Cidade da Praia

Lingua: Portugês oficial e crioulo entre a população

Moeda: Escudo Cabo Verdeano (1€ = 110 $) 

Clima: Tropical Seco

lhas do Barlavento: St Antão, S. Vicente; Stª Luzia, S. Nicolau, Sal e Boa Vista

Ilhas do Sotavento: Maio, Santiago, Fogo e Brava

Quando Ir: O  seu clima semi-desértico é excelente para uma visita em qualquer altura do ano. As suas escassas chuvas que tendem a ocorrer nos meses de Agosto e Outubro em nada vão impedir que possam viajar nestes meses onde podem contar o ano todo com temperaturas elevadas e águas azuis e cálidas (olhem só a primeira foto!!). É verdade, o vento será sempre uma constante o que por vezes é uma verdadeira benção naquelas tardes sufocantes.

Como ir: Escusado será dizer que a maneira mais rápida e prática de chegar a Cabo Verde será de avião. A TAP e a TACV têm voos regulares diários para as ilhas do Sal e Santiago. Para se mover entre ilhas existem alguns ferrys e voos domésticos que fazem esses percursos. Até à data não existe low-cost para estas ilhas!

Visto: Sim, infelizmente é necessário visto para entrar no país e claro passaporte com validade de pelo menos 6 meses.

Onde Dormir: Nas ilhas do Sal e Boavista proliferam alguns bons hotéis e resorts de cadeias internacionais. Nas restantes ilhas há oferta regular de hospedagem em hotéis e alojamento local pelo que dormir em Cabo Verde não é nenhum problema.

Aposto que o bichinho das viagens já começou a dar sinal de vida, então está na hora de voar umas 5 horinhas até ao Sal e começar mais uma aventura. Venham conhecer Cabo Verde com o Carimbo no Passaporte.

Mais informações em Turismo de Cabo Verde