Encontrar um lugar em Roma para dormir que alie o bom, o bonito e o barato pode efectivamente não ser uma tarefa fácil e que requer algum planeamento como contamos no nosso guia básico de Roma. A oferta romana de alojamento é efectivamente ampla e muito variada desde hotéis, apartamentos, hotéis do mais simples ao mais luxuoso mas a elevada demanda turística deu um impulso aos preços e não são incomuns relatos de preços exorbitantes e/ou alojamentos que são uma verdadeira roubada.
Numa primeira viagem até Roma alojar-se perto das grandes obras da cidade como a Praça de Espanha, o Panteão ou a famosa Fonte de Trevi pode ser uma excelente ideia pois permite conhecer a quase totalidade da cidade sem usar qualquer transporte mas tão aclamado localização reflete-se em preços bem mais elevados.
Ninguém fica indiferente ao Coliseu e até é provável que a vontade de dormir com vista para as suas ruínas possa ser um sonho contudo depois de andarmos por lá percebemos que não é assim tão perto do centro histórico da cidade. Para os mais festeiros, na outra margem do rio Tibre o bairro de Trastevere oferece uma selecção de hotéis e hostels mais em conta portas meias com inúmeros bares e restaurantes numa dos bairros mais típicos de Roma com o inconveniente de Trastevere ser bem longe do centro histórico.
A Cidade do Vaticano apareceu-nos nas pesquisas com alguns apartamentos a preços muito interessantes e acordar na cidade santa tinha a sua piada mesmo que a distância levasse a viagens mais frequentes de transportes para conhecer as maravilhas de Roma.
Depois de termos lido imensas criticas negativas sobre a região em torno da estação Termini como suja e perigosa e outras tantas que contradiziam foi precisamente aí que encontrámos aquilo que pretendíamos. Desde já podemos afirmar que hospedar nas imediações de Termini foi bem tranquilo, sem perigo ou algo suspeito, passeamos por lá a qualquer hora sem nos sentirmos inseguros, existem hotéis de todas as categorias alguns até bem luxuosos e restaurantes e lojas para todos os gostos e carteiras.
Hotel Everest Inn Rome
Após uma relativa demorada pesquisa no Booking (do qual somos parceiros) encontrámos o Hotel Everest Inn Rome localizado na elegante Via Nazionale, uma enorme avenida repleta de lojas, restaurantes, metro e alguns monumentos, que liga a Piazza della Repubblica (bem perto de Termini) até às ruínas do Foram Trajano já ano coração histórico de Roma.
Situado num antigo e enorme prédio cuja a entrada é feita por uma majestosa porta que dá para um átrio elegante o seu acessos pode passar despercebido, há que tocar na campainha respectiva ao hotel e aceder ao piso que lhe corresponde, felizmente dispões de elevador (coisa rara em edifícios históricos) para não ter que carregar a bagagem pela enorme escadaria.
Apesar de Hotel Everest Inn não ser um hotel de luxo revelou-se de uma decoração simples mas cuidada e de uma simpatia pouco usual em Itália, houve um problema com o meu cartão de crédito e apesar não ter feito sido feito o pagamento, no check-in não nos puseram qualquer entrave mantendo a reserva activa e pagamos em dinheiro, na ultima noite depois de na recepção nos terem informado que o aeroporto de Ciampino encerrava às 23h perguntei se poderia acrescentar mais uma noite ao que acederam imediatamente a um custo muito simbólico, para os funcionários nota máxima.
Outro dos motivos que nos fez escolher por este alojamento foi o facto de ser dos poucos a disponibilizar pequeno-almoço na diária que apesar de não ser o mais farto que tivemos em hotéis esteve bastante bom e foi um mimo para o nosso orçamento.
Quanto ao quartos existem várias tipologias desde singles até familiares, fomos brindados com um duplo de dimensões e decoração moderada mas extremamente limpo e camas bem confortáveis. Ficámos encantados com a casa de banho e o seu espetacular chuveiro. Fomos também premiados com uma vista magnifica para a Via Nazionale e a insonorizarão era perfeita bem como o sinal wi-fi em todo o hotel.
Com tanta vontade de conhecer Roma pouco tempo tivemos para desfrutar do hotel (mas garantimos que é um lugar a voltar) e assim que chegámos e uma troca de roupa já estávamos a passear pelas ruas. Naquele dia algo estranho se passava, a via Nazionale estava fechada ao transito e um desfile de milhares de gente a favor da desnasalização das drogas percorria aquela enorme avenida que a brindava com um aroma bem característico.
Pelas ruas da Via Nazionale vamos sendo arrebatados por alguns elegantes edifícios pois estamos na fronteira do charmoso bairro do Quirinale onde estão alguns dos palácios e praças mais bonitos da cidade. Algumas igrejas foram visitadas (preparem-se para ver igrejas) mas os grandes monumentos já davam ar da sua graça bem no final da avenida e foi por lá que decidimos (re)descobrir Roma.
Obrigado pela dica