Se há coisas que abundam em Roma além igrejas, turistas e pizzas são as suas inúmeras piazzas. As praças de Roma salpicam um pouco por todo o lado a trama urbana da cidade que como quem não quer a coisa parece que competem entre si pelo título da mais bela da capital!

Na realidade é nas suas piazzas que se encontram os monumentos, igrejas e fontes mais famosos da Cidade Eterna e encontrar estes lindos museus a céu aberto torna qualquer passeio pelo centro histórico um dos momentos mais incríveis e mágicos que Roma nos pode oferecer.

Piazza della Republica

De maior ou menor tamanho, mais ou menos opulentas, outras mais ou menos famosas, as piazzas romanas são parte vital do quotidiano da cidade que ultrapassa o caracter cultural e artístico pois é nelas que reside parte da vida religiosa e social. Sabíamos que mais cedo ou mais tarde iríamos dar de caras com as principais praças de Roma e por esse motivo não definimos nenhum plano para as visitar, e não estávamos enganados.

Logo à chegada fomos recebidos pela Piazza della Republica uma das mais novas praças da cidade, fruto do novo urbanismo que ostenta a lindíssima Fonte das Náiades de 1870 que não nos brindou com as suas águas em movimento. Felizmente o nosso hotel estava a poucos passos e houve sempre motivo para uma visita a qualquer hora do dia, hoje alguns hotéis de luxo povoam a praça circular e descobrimos uma loja de produtos gourmet italianos que fez as nossas delícias.

Piazza del Quirinale

Da mais alta das colinas de Roma quem domina a paisagem é a majestosa Piazza Del Quirinale, ladeada por imponentes edifícios como o Palazzo Quirinale que serviu de residência de verão dos antigos papas e que passou a ser residência real depois da unificação italiana e onde pelas 15 horas podemos assistir ao render da guarda. A enorme calçada é interrompida pelo obelisco e fonte de Castor e Pólux que dominam os seus cavalos mas definitivamente o ponto alto desta praça são as suas espantosas vistas sobre Roma e o Vaticano.

Obelisco de Castor e Pólux na Piazza del Quirinale

Piazza Venezia

Quando nos aventuramos a descobrir os segredos de Roma Antiga é impossível não passar ou sequer reparar na enorme construção que domina a Piazza Venezia. Rodeada pelas intemporais ruínas da capital do império o “skyline” é cortado pela brancura do Monumento a Vitor Emanuel II de onde se obtém uma vista privilegiada da praça e das suas igrejas e do louco trânsito italiano.

Piazza Campidoglio

Como que numa disputa, parece que por Roma as praças surgiram com o intuito de competirem entre si pelo título da mais bela (asseguramos que ficam todas empatadas!) e ainda que não refeitos da beleza da Piazza Venezia somos brindados mesmo nas suas costas com a Piazza Campidoglio.

Rodeada pelos Museus Capitolinos com uma impressionante colecção de arte desde a antiguidade é a praça favorita dos romanos para casamentos e um dos melhores lugares para observar as ruínas do Fórum Romano. Na nossa visita fomos contemplados pelo dourado pôr-do-sol e à moda lusitana foi num banco de jardim que decidimos fazer um pequeno piquenique e aproveitar mais um dos momentos especiais que Roma nos ofereceu.

Piazza Barberini

Descobrimos a lindissima Piazza Barberini numa tarde em que decidimos armarmo-nos em ricos e passear pelas grifes da Via Veneto e encontrar uma das mais carismáticas praças da cidade. São as suas famosas fontes que a tornam um lugar a incluir num passeio por Roma e uma decididamente uma agradável surpresa no nosso roteiro.

Campo dei Fiori

Infinitamente recomendada por diversos blogs e guias de viagem foi com curiosidade que fomos visitar o Campo dei Fiori ou em bom português o Campo das flores. Manda construir no ano de 1456 esta praça do Duomo encanta pelas suas 2 facetas, de dia um animado mercado preenche com produtos regionais que dá lugar ao bulício dos restaurantes e esplanadas que se montam ao cair da noite.

Durante séculos foi por aqui que vibrava o coração comercial de Roma assim como todo o lazer que perduram até aos dias de hoje (com devidas excepções às execuções públicas). A energia que emana daquele lugar é contagiante e o anoitecer abriu-nos o apetite para uma pizza num restaurante daqueles bem à moda italiana rodeados de fotos de Sofia Loren e obras de Felinni.

Palazzo Farnese

Piazza della Rotonda

Se não ficaram rendidos às piazzas romanas, é no coração da cidade histórica (embora toda a cidade o seja) que Roma lança os seus maiores trunfos! Como se não bastasse ter o Panteão de Roma como inquilino a Piazza della Rotonda tem tudo aquilo que o nosso imaginário de Roma pode ter, monumentos históricos, fontes, esplanadas e igrejas.

Não conseguimos ao certo dizer o que mais impressiona, se é a imponência do Panteão ou o enorme obelisco que coroa mais uma maravilhosa fonte (quantos obeliscos terá Roma?)ou o simples facto de ser uma das praças mais icónicas da cidade mas a Piazza della Rotonda pede uma visita demorada e se for acompanhada por um refrescante gelado italiano acreditem que será um marco inesquecível.

Piazza di Spagna

Das memórias mais vivas que tinha de Roma era a da Piazza di Spagna ou da Praça de Espanha! Sem qualquer dúvida é a praça mais concorrida da cidade e ponto de encontro de milhares de turistas e romanos que cruzam a gigantesca escadaria de 135 degraus que a liga à Igreja Trinità dei Monti.

O seu nome deriva da localização da embaixada de Espanha ali situada e as elegantes ruas e palácios que a rodeiam tornam-na um dos locais mais apetecíveis da cidade. Palco de grandes desfiles de moda que acontecem a meados de Julho quando as escadarias são enfeitadas com coloridas flores até às águas da sua fonte o melhor mesmo da Praça de Espanha é sentar nos seus degraus, dar o devido descanso às pernas e contemplar o ritmo da cidade.

Mesmo sob o calor intenso do Verão aventuramos-nos a subir a famosa escadaria (tarefa algo árdua) até dar-mos com o nariz na porta da igreja, fechada para um evento privado. Mas nem todo o esforço foi em vão pois lá do topo as vistas para a cidade são fantásticas e já que subimos até ao topo porque não visitar a Galaria Borghese nas suas traseiras?

Piazza Navona

Como falar a Piazza Navona sem lhe tirar o mérito e o brilho que emana? Não vos nego que é a minha praça favorita, è a maior praça de Roma, rodeada de palácios e edifícios barrocos e casa de 3 das mais famosas fontes da cidade, que mais podemos pedir de Roma?

A história da piazza é bem mais antiga que o barroco que a decora. Já em 86 A.C. existia ali o Circo Agonal, um estádio para mais de 30000 espectadores o que lhe confere a forma elíptica que tem.

O clima da praça é vibrante e contagiante, há um pouco de tudo desde elegantes restaurantes e as suas esplanadas, artistas de rua com algumas telas sensacionais da praça e até com direito a um carrossel ao estilo parisiense que lhe dá um charme ainda mais encantador.

Mas o grande atractivo da praça são as suas sensacionais fontes que a adornam. Ninguém fica indiferente ao barulho das águas em movimento e à mestria da arte e dos detalhes que as adornam, sem se darem conta vão dar convosco a perder-se na imaginação e a sair daquele lugar completamente apaixonados!

Piazza Colonna

Depois de visitar tantas praças começamos a perceber que entre o labirinto do centro histórico as diversas praças de Roma são relativamente perto umas das outras e por entre as mais aclamadas encontramos alguma bem menos conhecidas e cheias de encanto.

Piazza Colonna foi um desses pequenos casos, a meio da famosa Via del Corso abre-se esta praça que existe desde a antiguidade onde existia o Templo de Marco Aurélio tendo chegado até aos nossos dias a enorme coluna.

Piazza del Popolo

A curiosidade em conhecer a Piazza del Popolo era grande, talvez porque em todo lado lia-mos que era um lugar imprescindível ou pelo seu exótico nome quando demos de caras com ela não estávamos enganados! A Piazza del Popolo faz jus ao seu nome, ali reina menos o turismo, sente-se o ritmo do povo (popolo) e como a cidade vive o seu quotidiano.

Durante séculos foi a porta de entrada de Roma pois abre-se ao longo das muralhas da cidade e da Porta Flamínia e era a sala de visitas da cidade imperial. Tal como a Piazza Navona por aqui reúnem-se os maior trunfos da arte, igrejas, fontes e claro obeliscos egípcios (este dedicado a Ramsés II)

Como não poderia deixar de ser foi Bernini que lhe deu a aparência que hoje conhecemos e na Igreja de Santa Maria del Popolo podemos ver 2 obras de Caravaggio. Mas o grande destaque da praça são as suas igrejas quase gémeas (quase porque uma estava tapada de andaimes) de Santa Maria dei Miracoli e Santa Maria in Montesanto onde assistimos a um concerto arrepiante!

No meio do bulício e muito comercio que envolve a praça quase é possível esquecer que nela morreu e foi sepultado o imperador Nero, das suas fontes e da elegante escadaria que dá acesso ao Jardim do Pincio com as melhores vistas da Piazza.

Na nossa estadia em Roma fomos passando por outras inúmeras praças, muitas nem sequer soubemos o nome mas todas com o seu charme particular. É esse o encanto das piazzas romanas, deixarem-se ser descobertas, sem mapas ou expectativas e apreciar o melhor e mais genuíno que a cidade eterna tem para oferecer.