Todos já experimentámos um pouco da famosa cozinha italiana e não há quem fique indiferente a uma pizza ou a uma maravilhosa pasta. Para felicidade dos bons garfos em Roma o que não faltam são lugares onde comer estes maravilhosos petiscos, desde pequenas lojas com fatias de pizza pagas à medida até aos mais aclamados restaurantes e pastelarias com os melhores doces italianos.

Aqui no blog somos bons apreciadores de uns belos petiscos (a balança que o diga!) mas quando andamos perdidos pelo Mundo confesso que não somos daqueles que têm de experimentar determinada coisa porque é famosa ou ter de ir a restaurante X, simplesmente vemos o menu, os preços e se houver muitos locais é por ali mesmo que ficamos.

Restaurantes de Trastevere

A oferta gastronómica em Roma é gigantesco que vai desde a restaurantes caça-turísta às verdadeiras trattorias italianas com os mais belos pratos tradicionais. Infelizmente foi também em Roma (na nossa primeira visita) que tivemos uma das piores experiências à mesa de todos os muitos países que já visitamos, numa Carbonara para lá de intragável lá pelos lados do Panteão de Roma.

Como não querer apreciar um capuccino numa esplanada?

Convictos que desta vez não iríamos cair em embustes à mesa descobrimos alguns locais bem agradáveis onde provámos alguns dos ícones da cozinha romana sem nos arruinar a carteira e que aqui partilhamos.

Nas imediações do Monumento a Vitor Emanuel II descobrimos o charmoso Ristorante Abruzzi, um lugar simples com uma atmosfera familiar que desde logo não nos cativou porque estava minado de turistas. Logo à entrada o atendimento foi caloroso e acolhedor e quisemos dar uma oportunidade.

Canelonnis do Ristorante Abruzzi

O menu estava repleto dos mais famosos pratos italianos e a escolha caiu num clássico Canelonni, diferentes dos que costumamos comer por cá mas definitivamente memoráveis, regados com um vinho branco da casa e a boa disposição dos empregados. Os pratos não eram efectivamente servidos à moda lusitana mas o suficiente para não passar fome e de qualidade suficiente para justificar o preço, um lugar que provavelmente regressaremos um dia.

Queríamos muito provar todo o tipo de pizzas que a nossa barriga pudesse alojar e depois de umas melhores que outras foi pelas bandas do Campo dei Fiori que fomos brindados com uma das melhores. Vão-me desde já desculpando pois esqueci-me do nome do restaurante mas a decoração inspirada nos clássicos do cinema italiano tornaram as pizzas as melhores de toda a viagem, se descobrirem o nome do lugar venham aqui contar-nos pois deixou saudades.

Depois da nossa primeira experiência desastrosa num restaurante em Roma há muitos anos deste vez estávamos a sair-nos bem e sem surpresas desagradáveis foi bem às portas dos Museus do Vaticano que descobrimos o melhor momento da viagem.

Já passava das 15h quando saímos dos Museus do Vaticano completamente famintos e sem muita escolha entrámos num dos restaurantes que ainda servia almoços àquela hora. Sem luxos e com um ar bem tradicional o Ristorante dei Museu recebeu-nos literalmente de braços abertos abençoados com dezenas de fotos de Papas pregadas na parede.

Magnificas entradas de linguiça enroladas em bacon com molho de tomate… divino!

A dono falava alta aos empregados, aliás todos falavam alto ali, sentou-nos numa mesa à qual se sentou também para descansar um pouco enquanto sugeria uns pratos, mandou vir uma entrada de linguiça enrolada em bacon com molho de tomate (estava dos deuses) enquanto não chegavam os outros pratos lá nos fomos entretendo molhando o pão naquele molho memorável.

Uma pasta tradicional e uns deliciosos escalopes à la romana foram os reis daquele manjar e quando terminados a nossa amiga não tardou em brindar-nos com uma tigela cheia de cerejas (que a própria também provou) e 2 pedaços de tarde de mirtilos, foi decididamente uma refeição abençoada.

Na hora da verdade (a da conta…) faz-se a soma por alto e ficou tudo por 20 euros! Sim leram bem, comemos maravilhosamente bem por 10 euros cada um e na hora da despedida espetou um par de beijos em cada um de nós e pediu a um casal para nos tirar uma foto!

Ginger Flavors Roma

Na nossa última noite a Marta quis introduzir uma nova moda nas nossas viagens e gastar um pouco mais de dinheiro num restaurante mas exclusivo. Nos arredores da Via dei Condotti e uma pesquisa na internet descobrimos o badaladissimo restaurante Ginger and Flavor que é a nova moda em Roma e o lugar onde todos querem ir.

Com uma decoração exclusiva e apoiado no conceito de sustentabilidade e de produtos biológicos este maravilhoso restaurante ainda oferece serviço de bar e uma pequena mercearia com produtos incríveis. Com entradas elaboradas à base de frutos, queijos e presuntos italianos escolhemos um clássico hambúrguer e um outro vegetariano à base de tremoço que apesar de diferentes daquilo que estamos acostumados valeram bem a pena a experiência.

O Ginger é um restaurante caro, demasiado até para aquilo que procuramos quando viajamos mas adorámos a experiência e todo o conceito do restaurante acabou por nos conquistar e encerramos a nossa digressão gastronómica romana com chave de ouro.

Devem a esta hora estar a perguntar se não comete-mos nenhum atentado à dieta?! Como estão enganados, em Roma é impossível não arruinar qualquer dieta pois a oferta de doces é quase ilimitada, não resistimos a uma tarte de frutas ou a um Tiramisu mas a nossa perdição foram os gelados!

Existem gelatarias literalmente por todos os cantos da cidade, com uma oferta de sabores ilimitada para todos os gostos e a preços incrivelmente em conta, não será difícil perceberem que havia sempre motivos para provar um novo sabor e quando nos dávamos conta ao final do dia já tinham marchado uns 3 gelados directamente para o pneu abdominal!

O nosso regresso à cidade eterna foi especial e brindado com verdadeiras delicias que tornaram ainda mais especial. Roma tem destas coisas, consegue encantar também pelas pequenas coisas como uma simples fatia de pizza!