Quando viajámos para Roma já sabíamos que em todos os cantos íamos estar face a face com os mais incríveis vestígios do poderoso império romano, atém do imenso Coliseu de Roma omnipresente existem centenas de outras ruínas pela cidade, mas nada nos havia preparado para o maravilhoso Fórum Romano.

Arco de Constantino

O que restou do imenso império romano foi muito mais do que o gigantesco Coliseu e é precisamente aos seus pés que repousam as ruínas do imenso Forum Romano o centro nevrálgico, cultural e religioso do vasto império, onde se tomavam as decisões importantes e onde pelas suas ruas passaram nomes tão importantes como Nero, Júlio César ou Marco António por isso poucos lugares no Mundo tiveram a importância que o fórum romano teve na construção da história da humanidade e obviamente não iríamos deixar passar uma visita mais aprofundada.

Ainda na sombra do Coliseu ergue-se o Arco de Constantino, o mais elaborado e recente dos arcos triunfais romanos que foi construído no ano de 315 D.C. com as suas estátuas e ornamentais é um verdadeiro triunfo das artes da antiguidade. Hoje o arco já não serve para honrar tropas vitoriosas que por ele passavam mas abre caminho aos mais de 5 milhões de turistas anuais que rumam ao Fórum Romano.

Arco de Tito no topo da Via Sacra

Já que o ingresso do Coliseu é o mesmo para o Fórum Romano colocámos pés ao caminho debaixo de um sol abrasador Via Sacra acima, esta era a principal rua de Roma que conectava o Coliseu ao Campidoglio onde as tropas marchavam nas suas paradas vitoriosas, um verdadeiro exército de turistas ainda por ela marcha todos os dias apreciando algumas colunas que sobreviveram aos séculos até chegar ao fabuloso Arco de Tito de 70 D.C. que exalta a vitória de Roma na tomada de Jerusalém.

Ainda mal tínhamos passado os portões do fórum e já uma verdadeira overdose de história nos assaltava a cabeça, o Fórum Romano é uma lugar gigantesco onde repousam centenas de ruínas espalhadas por uma vasta área o que pode tornar a visita uma verdadeira via sacra. Na realidade não encontramos em nenhum lugar mapas de bolso ou algum tipo de percurso sugerido, o audio-guia tinha filas imensas (mas sentimos imenso a sua falta) e apesar de algumas ruínas terem placas explicativas ficámos com a sensação que durante bastante tempo andámos à deriva naquele imenso espaço correndo o risco (que se verificou) de não visitarmos lugares magníficos que ali repousam.

Do alto da via sacra uma pequena rua dava para um miradouro com a melhor vista que tive do Coliseu com o bónus de não haver praticamente ninguém por ali e onde pudemos tirar dezenas de fotos incríveis ao eterno monumento. Bem na frente do Coliseu ergue-se o mais famoso templo romano, o tempo de Vénus e Roma, por mais de 30 anos fechado para restauro o pouco que restou deste enorme edifício mostra o quanto elaboradas eram os templos da antiguidade e quão megalómanos eram os imperadores de Roma pois era ali que existia a gigantesca estátua do Colosso de Nero que acabou por dar origem ao nome do seu famoso vizinho, mesmo após o imperador Adriano ter feito um lifting facial na estátua e assumi-la como sua!

Templo de Vénus e Roma

Templo de Antonino e Faustina

Para lá do Arco de Tito começava a abrir-se uma verdadeiro mundo arqueológico, apesar da falta de informação ou caminho a seguir mesmo que o nosso guia de viagem nos desse alguma informação adicional optámos por deixar fluir pelo lugar, visitar aquilo que nos era mais apelativo e tentar saber um pouco mais do que estávamos a ver.

Templo de Vesta

Uma das ruínas que mais nos impressionou foi o que restou do Templo e Vesta de forma circular rodeado de 20 colunas dedicado à deusa do fogo sagrado e no seu interior ardia a chama eterna guardada pelas sacerdotisas cuja a vida poderia extingir-se se deixassem o fogo sagrado apagar-se.

Casa das Vestais

Podemos considerar esta casa como um convento pois era aqui que as virgens vestais residiam após terem sido escolhidas enquanto crianças, teriam de ser castas por mais de 30 anos e apesar de terem bastantes privilégios nas Roma Antiga a falha de alguns dos seus deveres era punida ferozmente!

Basílica de Constantino e Maxêncio

Uma das maiores construções de todo o fórum é a grandiosa Basílica de Constantino e Maxêncio, apesar de só terem chegado aos nossos dias 3 arcos gigantescos e altamente trabalhados era usada na administração da justiça, da política e da economia, Constantino também quis deixar aqui a sua marca e o colosso em seu nome dos quais restam ainda alguns (enormes) fragmentos que podem ser visitados nos Museus Capitolinos.

Quase nas traseiras do Monumentos a Vitor Emanuel II e depois de muito caminhar damos de caras com o terceiro arco triunfal do complexo, o Arco de Sétimo Severo de 203 D.C. para comemorar o 10 aniversário do seu reinado, mas a beleza do arco é partilhada pelas magnificas colunas do Templo de Saturno um dos mais poderosos deuses do panteão romano, reza a lenda que em dezembro nas comemorações dedicadas a Saturno os escravos poderiam viver como senhores e não existiam julgamentos ou actividades políticas.

A visita já ia longa e o sol da tarde não dava tréguas aos turistas como nós que teimavam em conhecer os recantos da antiguidade romana, uma olhadela fortuita ao mapa do guia revelava que muito havia por desbravar e pernas ao caminho rumo ao Palatino, uma das 7 colinas de Roma que dizem ter sido a origem da cidade e dos 40 metros de altura temos uma das melhores vistas de todo o fórum.

Jardins do Palatino

As vistas do topo do Palatino são de cortar a respiração (talvez a falta de ar fosse da íngreme subida!) e o lugar é altamente disputado pelos milhares de turistas que querem tirar aquela foto 5 estrelas.

O lugar e história privilegiados do monte Palatino tornaram-no o lugar ideal para os ricos construírem os seus palácios que hoje ainda podem ser admirados em toda a sua grandeza que os milénios permitiram. Havíamos lido que o museu do palatino era um lugar imprescindível mas fomos brindados com obras de restauro e estava encerrado.

No palatino não abundam a mesma quantidade de ruínas como no fórum mas o que restou dos palácios é impressionante e pede uma visita demorada mesmo que as pernas já não consigam acompanhar a vontade e já vencidos pelo cansaço a visita foi lenta ao ritmo do vento e das panorâmicas impressionantes que obtemos de quase toda a cidade de Roma.

Ruínas do Círculo Máximo onde se realizavam as corridas de cavalos

A visita ao Fórum Romano já se fazia longa e as nossas cabeças já estavam lotadas de informação e magnificas ruínas mas como já diz o ditado de que “o melhor fica para o fim” e foi na saída que fomos arrebatados com o impressionante Fórum Trajano.

Ruínas do Fórum e Mercados de Trajano

O Fórum de Trajano foi o último e a mais grandiosa obra de todo o fórum do ano de 112 D.C. A construção deste enorme fórum implicou a demolição de parte dos montes Capitolino e Quirinale dando origem a uma das mais impressionantes construções da antiguidade. A obra faraónica de Trajano incluía basílicas, biblioteca e 2 mercados de forma circular provavelmente os primeiros centros comerciais da história.

 

A nossa visita ao Fórum Romano acabara por se tornar um imenso mergulho na história das civilizações, uma verdadeira viagem fisica e imaginária aos tempos de glória da Roma Antiga, exaustos das longas caminhadas pelas pedras irregulares marcadas pelos milénios não havia melhor maneira de fechar aquele dia.

Onde fica: Via della Salara Vecchia, Roma

Quanto Custa: 12€, o mesmo ingresso do Coliseu

Horário: 8h30 até ao pôr-do-sol

Como Chegar: Metro Colosseo ou bus até Piazza Venezia